Plano aponta entre as forças de São José do Sul suas belas paisagens e a sua localização estratégica entre a Serra e a Região Metropolitana

Executivo diz que plano terá orçamento por meio do PPA 2022-2025

Iniciada em maio deste ano, a parceria entre o Executivo de São José do Sul e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) resultou num documento de 70 páginas com um diagnóstico para o Turismo na cidade. O Plano Municipal de Turismo, entregue oficialmente na última quinta-feira, dia 12, traz um detalhado estudo da oferta turística em São José do Sul com suas forças, fraquezas, ameaças e oportunidades, bem como um plano de ação.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo de São José do Sul, José Paulinho Brand, o Plano Municipal de Turismo será acompanhado de um orçamento oriundo do Plano Plurianual (PPA) 2022-2025 para dar suporte à execução das ações previstas. Ele salienta que o plano também irá contribuir na elaboração de projetos e de políticas de gestão sustentáveis no intuito de posicionar São José do Sul como um destino turístico.

Documento foi oficialmente entregue na última quinta-feira, dia 12. FOTO: Prefeitura de São José do Sul

Entre as ações propostas pelo Plano Municipal de Turismo está a criação e implantação de novas trilhas de ciclismo e caminhada, o estímulo à ampliação da oferta gastronômica e o apoio ao desenvolvimento de empreendimentos turísticos voltados à produção local e a promoção de uma festa municipal. O documento, que foi elaborado com participação da comunidade, também aponta como algumas das forças de São José do Sul para o Turismo a sua localização estratégica, suas belas paisagens e a agricultura diversificada e com produtos orgânicos. Entre as fraquezas apontadas estão a falta de meios de hospedagem e de sinalização turística, bem como o baixo mapeamento dos atrativos turísticos.

Sobre os próximos passos após a conclusão do plano, o secretário destaca a incessante busca de recursos para a execução do projeto “Paradouro Caminho do Coração”, em Linha Bonita Alta, e do projeto Centro de Atendimento ao Turista (CAT), junto ao pórtico de entrada do Município. Paulinho também elenca como próximas ações a revitalização do pórtico de entrada do Município, o fortalecimento do Circuito Turístico Caminho do Coração e o incentivo a novos projetos relacionados ao turismo rural, cultural e religioso.

“São José do Sul tem convicção e enxerga a atividade turística como um fator de desenvolvimento econômico e social capaz de alavancar as potencialidades municipais, proporcionando alternativas de geração de emprego, renda e melhoria da qualidade de vida da sua população”, afirma Paulinho. O secretário ressalta que o Turismo também auxilia no aumento da arrecadação municipal.

A visão
O Plano Municipal de Turismo de São José do Sul traz como visão ao futuro do setor no Município “ser um destino referência do Vale da Felicidade, para o turismo rural sustentável, com foco na economia verde, valorizando a produção orgânica e os produtos locais, com uma comunidade envolvida e beneficiada pela atividade turística que promove o desenvolvimento, o bem-estar e a qualidade de vida”.

Deixe seu comentário