Parceria possibilitou que 25 pessoas fizessem exame de espirometria . FOTO: Prefeitura de São José do Sul

Uma parceria entre a Prefeitura de São José do Sul com a empresa Boehringer Ingelheim o Brasil possibilitou que 25 pacientes do município e das cidades vizinhas de São Sebastião do Caí, Pareci Novo e Maratá realizassem exames de espirometria, que detecta doenças respiratórias. Os exames foram feitos de caráter voluntário aos pacientes do Sistema Único de Saúde com diagnóstico ou suspeita de patologias pulmonares. O exame é necessário para o diagnóstico e indicação de tratamento para tais doenças.

Conforme a secretaria municipal de Saúde, Saneamento e Assistência Social de São José do Sul, a parceria com a empresa era buscada de 2018. Além de possibilitar o devido diagnóstico das doenças pulmonares, que muitas vezes são sub-diagnosticadas, a ação também diminuiu a lista de espera dos pacientes do SUS que precisam realizar o exame.

Outros benefícios destacados pela secretaria são a melhora no cuidado dos pacientes com patologias pulmonares, o que pode resultar num aumento na qualidade de vida, e a redução de gastos com internações por causas respiratórias.

Os exames foram realizados na terça-feira, dia 2, no Centro de Saúde de São José do Sul. A expectativa é de que numa nova data outros pacientes terão a oportunidade de aproveitar a parceria entre Poder Público e a Boehringer Ingelheim do Brasil.

Deixe seu comentário