RESERVA. Água é fundamental na produção e criação das famílias agricultoras
O ano na Zona Rural de São José do Sul iniciou com máquinas escavando açudes. Sete propriedades estão sendo beneficias na segunda etapa do “Programa Avançar Irriga+” (parte do Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural/ Eixo Estratégico Irriga+ RS – Modalidade Açudes), somando-se às oito da primeira, por meio do Convênio FPE (Finanças Públicas do Estado) n°1270/2022, iniciado em 2023.
Essa continuidade usa saldo do recurso inicial e mais um aditivo solicitado pelo Município para garantir o aproveitamento total do benefício. A secretária de Agricultura e Meio Ambiente de São José do Sul, Magali Regina Lottermann, classifica a reserva de água como de suma importância para as culturas agrícolas, assim como às famílias. “Ela poderá ser usada na irrigação e sedentação animal; e funciona também como seguro agrícola para a produção primária, garantindo a estabilidade e retorno econômico na propriedade”, defende.
A seleção entre os inscritos ao programa é realizada por meio de avaliação de técnicos do Município e da Emater, em relação ao local e ao agricultor. É requisito possuir Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP-Pronaf); e já possuir um açude nas terras não é impeditivo.
Nesta segunda etapa estão sendo beneficiados agricultores (maioria de citros) nas localidades de Uricana, Linha Progresso, São José do Maratá e Dom Diogo Baixo. Eles não terão custo, e o Município entra com contrapartida de R$ 15.500,00 (25% do investimento).
![](https://cdn.jornalibia.com.br/wp-content/uploads/2025/02/acude-para-armazenar-agua-abertura-Sao-Jose-do-Sul-2025.jpg)
Emater realiza o projeto técnico
Segundo o extensionista da Emater, Pedro Augusto Veit, o escritório local foi responsável por realizar o projeto técnico dos açudes, definindo o local juntos com os agricultores. “Primeiro fizemos a marcação do local onde seria construído, depois, realizamos os cálculos da movimentação de terra para fazer o projeto propriamente dito, e no momento da construção, acompanhamos e demos as orientações para o operador da máquina”, explica.
Ele ressalta que a iniciativa integra o Programa Avançar Açudes, do Governo do Estado, com foco na reserva de água, principalmente de chuva, para utilizar na irrigação ou na criação de rebanho antes estiagens. Os tamanhos variam entre 13×20 e 20×50 metros quadrados (m2) com 1,5 metros de profundidade; assim como sua capacidade de armazenamento entre 300 a 1.500 metros cúbicos (m³), sendo que o maior representa 1.500.000 litros.
Safrinha Bergamotinha Verde
A Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente de São José do Sul, em parceria com a Emater-RS/Ascar e apoio das empresas Citrus Flora Óleos Essenciais, Citro Works e Sulvitta realizará a Abertura da Safrinha 2025 da Bergamotinha Verde. Será nesta sexta-feira, 14, a partir das 17 horas, na propriedade do citricultor Ari Schley – Comunidade de São José do Maratá.