Imóveis urbanos serão visitados para se verificar os dados atuais da construção. Foto: E2 Studio

Atualização do cadastro permitirá melhor planejamento de ações para o Executivo

Teve início na segunda-feira, dia 25, a atualização do cadastro imobiliário em São José do Sul. O recadastramento está sendo feito pela empresa Metrocil e a Prefeitura solicita que os munícipes sejam receptivos com as equipes que farão a vistoria dos imóveis, informando adequadamente os dados solicitados. As equipes encarregadas do serviço se apresentarão devidamente identificadas, portando colete ou camisa com o logo da empresa, crachás de identificação e material de medição e computador de mão.

Durante o processo, os cadastradores visitarão todos os imóveis urbanos a fim de verificar os dados atuais da construção. O trabalho de atualização do cadastro imobiliário inclui fotografia, medição e coleta das características físicas da edificação. Se o imóvel estiver fechado em duas visitas efetuadas pela equipe ou se o morador negar o acesso dos profissionais, o lançamento das informações será efetuado tendo como base imagem aérea adquirida no início dos trabalhos.

Além das informações sobre imóveis, a empresa contratada também fará um levantamento completo sobre a infraestrutura disponível nos bairros, como calçamento, saneamento básico e iluminação pública. Em nota publicada em seu site e nas redes sociais, a Prefeitura de São José do Sul destaca que o recadastramento possibilitará um melhor planejamento das ações de desenvolvimento do Município em diferentes áreas.

De acordo com a secretária da Fazenda e Administração de São José do Sul, Daiana Maira Cavalheiro, a necessidade do recadastramento imobiliário se dá em função da atual planta de valores ser datada de 2006. “Esta está defasada e a intenção é fazer um levantamento e atualizar a planta de valores, os dados das residências do Município e resolver algumas eventuais inconsistências que existam nos cadastros”, explica.

A atualização do cadastro imobiliário pode, em alguns casos, resultar em mudança no valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) caso haja reajuste no valor venal do imóvel. “As alíquotas serão mantidas, porém os valores das plantas genéricas que estão muito defasados serão atualizados. E qualquer diferença que haja quanto aos valores, os contribuintes serão avisados com antecedência por parte da Prefeitura”, assegura Daiana. A secretária reforça, ainda, que os ajustes se darão de forma escalonada, em percentuais, conforme acordado entre as partes.

Mais informações sobre o procedimento de recadastramento imobiliário podem ser obtidas com o setor de IPTU da Prefeitura pelo telefone 3614-8075.

Empresa contrata cadastrador

Responsável pela realização do recadastramento imobiliário, a Metrocil está contratando um cadastrador para atuar em São José do Sul. O emprego é temporário, com previsão de duração de até três meses, tendo carga horária de oito horas diárias. O salário é de R$ 1.230,00. São atribuições do cargo: entrevistar proprietários dos imóveis, preencher formulários de cadastro e incluir dados no sistema de cadastramento e realizar medições dos imóveis com trena.

Para se candidatar é preciso ter Ensino Médio completo e residir em São José do Sul. Estar cursando Arquitetura ou Engenharia e ter entendimento de desenhos técnicos são diferenciais. Interessados podem enviar currículo para [email protected] Mais informações podem ser obtidas pelo número 9 8175-1420.

Deixe seu comentário