Descerramento da fita marcou a inauguração da agroindústria familiar da família Carlotto

Empreendimento tem foco em produtos orgânicos

Foi com muita emoção que a família Carlotto recebeu amigos e autoridades locais, regionais e estaduais em sua propriedade em Uricana, no interior de São José do Sul, na manhã desta quarta-feira, dia 29, para a inauguração oficial da agroindústria familiar Delícias Carlotto. O empreendimento rural é fruto de um projeto de 2013, quando Antônio Ademir Carlotto e sua família buscaram o escritório local da Emater-RS/Ascar para buscar uma alternativa de produção para sua propriedade de quatro hectares.

Com o apoio técnico, foram implantadas na propriedade estufas de morangos orgânicos. Logo, Carlotto passou a integrar a Associação de Produtores Ecológicos Dom Diogo (Aspedd) e diversificou sua produção. Toda essa história teve como fruto a criação da agroindústria familiar na qual hoje trabalha o núcleo familiar do agricultor.

Carlotto destacou importância de parceiros como Emater, Prefeitura e Aspedd para a concretização da agroindústria

“Até agora não caiu a ficha. É incrível uma coisa tão grande para a gente que era tão pequeno”, comentou Carlotto. “Somos pequenos, mas com produtos de qualidade grande”, reforçou. Emocionado, o produtor rural ressaltou sua felicidade e lembrou sua história em São José do Sul, onde chegou em 2009. “A gente tem tudo para crescer porque temos essa amizade, esses parceiros grandes nos ajudando”, declarou ao se referir à Emater e ao Executivo local.

“Para um agricultor pequeno, familiar, subir os degraus é preciso sorte e essa sorte vem com parceiros de luta, e isso a gente encontrou”, salientou o empreendedor rural. Carlotto reforçou ainda que a agroindústria não é uma conquista apenas de sua família, mas de toda a Aspedd. Inclusive, a associação é importante por ceder parte dos insumos que acabam virando os produtos da Delícias Carlotto: geleias, molhos, conservas e frutas in natura. Os produtos da nova agroindústria podem ser encontrados em lojas que vendem produtos orgânicos da região.

Delícias Carlotto tem uma gama de produtos que vai de conservas a molhos prontos

Um empreendimento que transforma vidas

A inauguração da agroindústria transformará e já transformou a vida da família Carlotto. Exemplo disso é a primogênita da família, Taciany. Ela se mudou para São José do Sul há nove anos, mas não conseguiu de manter financeiramente na cidade. Assim, foi para Novo Hamburgo, onde montou uma pizzaria e morou por quatro anos. Taciany voltou para São José do Sul por conta do adoecimento da mãe e, junto com o pai e com apoio de entidades locais, apostou no futuro na agricultura familiar.

O número de estufas na propriedade foi ampliado de quatro para nove e teve início o projeto de se constituir a agroindústria familiar. “Eu consegui voltar para minha casa e me sustentar. Hoje, a renda vem só daqui”, contou Taciany. Mais do que isso, trabalhar com a agricultura orgânica a fez mudar de vida. “Quando eu vim para cá eu pesava 120 quilos. A gente aprende a viver sustentável, a comer melhor, e eu fui me habituando. Hoje, já perdi 40 quilos do peso que eu tinha por ter mudado de estrutura de vida”, revelou.

Taciany, mais velha de quatro filhos, reforçou que se sente muito orgulhosa pelo pai que tem. Inclusive, demonstrou todo esse orgulho e amor em um emocionante vídeo que foi transmitido aos presentes no evento de inauguração da agroindústria familiar.

Emocionada, família se abraçou ao celebrar a conquista de um sonho

Agroindústria é a segunda instalada no Município

Prefeita Juliane Bender disse esperar ver mais empreendimentos rurais surgindo na cidade

A Delícias Carlotto é a segunda agroindústria familiar estabelecida em São José do Sul. A primeira, a Herbon Alimentos, foi instaurada há 10 anos. Para a prefeita Juliane Maria Bender, a Juli, isso não pode parar por aqui. “Nossa ideia é que com a laranja e com a bergamota também se possa ter um produto natural para se desenvolver com uma agroindústria”, afirmou.

O coordenador da Aspedd, Roque Oscar Wollmann, concorda com a prefeita e diz que já é pensado no grupo um empreendimento no ramo dos sucos. Ele salientou que a Delícias Carlotto irá beneficiar todos os integrantes da associação por serem parceiros na produção dos insumos necessários para os produtos feitos pela agroindústria familiar.

Sobre a inauguração ocorrida na manhã desta quarta-feira, Juli destacou que a nova agroindústria familiar além de proporcionar empregos e atrair familiares de volta à cidade também ajuda a divulgar o nome do Município e, assim, fomentar o Turismo. A chefe do Executivo salientou a garra da família na busca pelo seu empreendimento rural e também a importância da Aspedd nesse procedimento e reforçou a importância da parceria entre a comunidade e o Executivo para o crescimento do Município.

Lideranças estaduais destacaram importância dos empreendimentos rurais

Ao lado de Carlotto (D), presidente da Emater (E) ressaltou importância das agroindústrias familiares

Presente na inauguração da Delícias Carlotto, o presidente da Emater, Edmilson Pedro Pelizzari, ressaltou a importância dos empreendimentos rurais para a melhora da qualidade da vida das famílias e também no desenvolvimento dos Municípios. “Certamente aqui nós temos um empreendimento que tem uma importância significativa muito grande para o Município”, enfatizou.

Representando a secretária estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) Silvana Covatti, o diretor do Departamento de Agricultura Familiar e Agroindústria da SEAPDR, Flávio José Smaniotto, destacou que a agricultura familiar representa 70% dos alimentos que chegam à mesa dos gaúchos e que é necessário colaborar com aqueles que produzem esses alimentos. Ele salientou, ainda, a importância a sucessão familiar proporcionada pelos empreendimentos rurais e também a sensação de orgulho que ela traz.

Extensionistas rurais do escritório local da Emater foram homenageados e tiveram seu trabalho destacado

Deixe seu comentário