Eleita a nova diretoria do Conselho Municipal de Turismo

Município aposta forte no crescimento do setor turístico

Convicta da força do turismo e nos potenciais de São José do Sul, a Administração Municipal local investe forte no desenvolvimento do setor na cidade. O mais recente passo foi dado na manhã de terça-feira, dia 10, com a eleição da nova diretoria do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) para o biênio 2021/2023. Por aclamação, Pedro Ivo Hartmann Filho foi eleito presidente do órgão consultivo. Jussara Gräf, presidente na última gestão, será a vice-presidente. Camila Maurer será a secretária e Marlise Koch, a vice-secretária.

Em fala aos presentes na “reunião-café” realizada na Câmara de Vereadores de São José do Sul, Pedro Ivo ressaltou a necessidade de se trabalhar em grupo em prol do turismo também que é necessário aproveitar o momento de apoio existente junto ao Executivo. O novo presidente reforçou ainda que além do caráter legal, o Comtur pode e deve difundir o turismo no município, bem como atrair visitantes. “Num município pequeno como o nosso, isso é muito importante: nós termos gente de fora nos conhecendo, conhecendo nosso trabalho e valorizando o nosso trabalho”, apontou.

Pedro Ivo destacou a necessidade de aproveitar o momento de apoio existente junto ao Executivo

Para Pedro Ivo, a questão da valorização do trabalho turístico, principalmente dos empreendedores e produtores rurais, é bastante importante. O presidente do Comtur entende que ela pode ajudar a combater até mesmo o êxodo rural com uma nova geração sentindo-se valorizada e retornando para o interior para aplicar ali os conhecimentos obtidos durante uma graduação. “Queremos que essa gurizada volte formada em alguma coisa que possa ajudar seus pais a desenvolverem mais ainda a sua propriedade e aí isso se torna um círculo vicioso e daí que fica legal o turismo”, comentou.

Presente no encontro, a prefeita Juliane Maria Bender, a Juli, ressaltou que os conselhos municipais são parceiros do Executivo e destacou que o trabalho em união dá resultados. “As coisas afloram”, afirmou ao apontar para a mesa de produtos de São José do Sul que foi montada para expor o que é produzido na cidade. “Penso que a região como um todo vai crescer na questão do turismo. Temos um vale com coisas maravilhosas”, reforçou a chefe do Executivo.

Mais novidades pela frente
O trabalho em prol do desenvolvimento do turismo em São José do Sul segue avançando. Na noite de quinta-feira, dia 12, será entregue, na Câmara de Vereadores, o Plano Municipal de Turismo, que foi elaborado em conjunto com os munícipes e com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Antes, às 8h30min de quinta-feira, também na Câmara de Vereadores de São José do Sul, será realizada uma reunião para discutir a retomada da Feira das Belezas e Sabores.

O secretário de Educação, Cultura, Desporto e Turismo de São José do Sul, José Paulinho Brand, revelou que o Executivo não vê no turismo uma aposta, mas uma convicção. Inclusive, existem dois projetos concretos para os quais a Prefeitura está prospectando verbas. Um deles é uma paradouro na BR-470 na localidade de Linha Bonita Alta. O outro é um Centro de Atendimento ao Turista (CAT), cujo projeto prevê sua instalação numa área ao lado do pórtico.

Secretário de Educação, Cultura, Desporto e Turismo de São José do Sul destacou avanços na indústria do turismo no município

“Eu vejo que esses projetos concretos, elaborados com a presença dos nossos munícipes, contagiaram a nossa população”, afirma Paulinho. Para o secretário, o próprio sucesso da “reunião-café” mostra todo o estímulo à indústria do turismo que vem sendo dado pelo Executivo. Ele destacou, ainda, a participação do Município na feira da União Gaúcha das Operadoras e Representantes de Turismo (UGART) em Porto Alegre, que já está dando frutos.

Apesar das boas projeções, Paulinho sabe que ainda há muito trabalho a ser feito. Entre as áreas que precisam melhoras, aponta o secretário, estão a de acessibilidade, hospedagem e alimentação. “Nosso pessoal está estimulado, justamente, para se organizar e atender o turista”, assegurou o secretário.

Últimas Notícias

Destaques