Foram 18 animais resgatados da enchente Foto: Divulgação/Defesa Civil

Após as três enchentes que São Sebastião do Caí passou, muitas perdas continuam sendo contabilizadas. Diversos moradores ribeirinhos lutam pra se reerguer, mas não é só eles que precisam de ajuda. No município, 18 cães foram resgatados da enchente e agora precisam da colaboração da comunidade para se alimentar e sobreviver.

Foto: Divulgação/Defesa Civil

Além de passar pelo frio, fome e chuva das últimas semanas os animais ainda tiveram de enfrentar o abandono, mas observando a situação o coordenador da Defesa Civil do município, Pedro Griebler, se compadeceu com os cães e iniciou uma campanha para arrecadar ração para eles. “Depois que deu a enchente eu peguei o barco passei nas casas onde tinha rio cheio só para dar uma olhada, para ver se não tinha ficado ninguém dentro de casa. Daí eu me apavorei. Tinha um cachorro amarrado aqui, um cachorro acorrentado lá. Eu voltei no carro, peguei o facão e fui cortando as correntes, e deu 18 cachorros”, conta.

Os cães não fazem parte dos registros oficiais das enchentes, e por isso Pedro explica que não há recurso público em nível estadual ou federal para dar ração a eles. Os animais resgatados, segundo ele, foram encaminhados para um sítio de uma organização não governamental do município, a Associação Protetora Vira Lata do Caí. Porém, no local já estavam outros 88 cães abandonados.

Foto: Divulgação/Defesa Civil

Pedro conta que apesar do ótimo tratamento das voluntárias são muitos animais abandonados, e para isso é necessário toda a ajuda possível. Quem tiver o interesse de ajudar doando ração ou apadrinhar com castrações basta se encaminhar a Defesa Civil, na rua Ari Baierle, 177, em São Sebastião do Caí ou pelo telefone (51) 3635-2569. Se necessário eles também buscam as doações.

Além disso, a ONG também está aceitando doações através de depósito bancário ou vakinha online. Veja abaixo como ajudar:

Associação Protetora dos Animais Vira Lata do Caí – CNPJ: 19.224.673/0001-53

BANCO DO BRASIL:

Agência: 0807-9 / Conta: 24240-3

BANRISUL

Agência: 0891 / Conta: 06114727.0-6

Vakinha online

http://vaka.me/891253

Deixe seu comentário