Ação social foi idealizada por jovem de 17 anos e contou com apoio do comércio local

Jovem arrecadou roupas no comércio e, junto com voluntários, entregou-as em lar de idosos

“Durma com ideias e acorde com atitudes”. A frase que serve de inspiração para centenas de pessoas foi colocada em prática em São Sebastião do Caí pela jovem modelo Belle Kinzel, 17 anos, numa ação beneficente em meio à pandemia do novo coronavírus. Em meados de abril, ela foi dormir e uma ideia lhe veio à mente: realizar uma ação social num lar de idosos. No dia seguinte, a jovem colocou em prática seu projeto e foi atrás de parceiros que poderiam ajudá-la.

Novo dar as mãos: toque de cotovelos demonstrou união dos voluntários

Em sete dias, Belle arrecadou pessoalmente 65 peças de roupas novas doadas por 24 lojas. Antes, ela foi até o lar de idosos escolhido para saber o que os residentes do local gostariam de receber. Com as doações em mãos, a modelo as higienizou e preparou um dia especial para a entrega dos itens arrecadados na Clínica Geriátrica Amor à Vida. O local foi escolhido porque a jovem passava por ali com frequência. “E todas as vezes em que eu passava, me deparava com a simpática dona Afoncina, que sempre adorou conversar e elogiar as pessoas que passavam pela frente da clínica”, conta Belle.

Além das pantufas, moletons, blusas, toucas, meias de lã e outros tantos itens de vestuário, Belle conseguiu o serviço voluntário de uma cabeleireira, uma manicure, um barbeiro e um fotógrafo. “Junto com as doações do comércio, cada família dos idosos me enviou um vídeo mandando um recado”, salienta Belle. Tal ação se deu por conta da proibição de visitas existente em razão da pandemia.

A entrega das doações e também a ação dos profissionais são momentos que ficarão marcados para sempre na vida de Belle Kinzel. “Me lembro de olhar para trás antes de ir embora e sentir gratidão. Conheci tantas histórias que me fizeram pensar o quão rico é um lar de idosos. Rico de histórias, de experiências, de famílias, de amor e de atenção”, comenta. “Acredito que, se cada adolescente ou adulto pudesse sentar e conversar com uma pessoa experiente de vida, mudaríamos todo o nosso pensamento sobre existir e viver, sobre ‘nos tornarmos alguém’”, reflete a voluntária.

Idosos pediram roupas para enfrentar o Inverno

A jovem reforça que a ação realizada no lar foi feita com todos os cuidados de higiene necessários. “Todos os equipamentos de manicure e corte de cabelo foram esterilizados”, exemplifica. Um emocionante vídeo para agradecer às lojas que participaram do projeto também foi gravado e posteriormente divulgado em redes sociais. Além de Belle, participaram da ação a manicure Dienifer Becker, a cabeleireira Ana Fabrícia Ludwig, o barbeiro Kennedy Eduardo Kurtz e o fotógrafo Fernando Chassot.

Sobre idealizar a ação e colocá-la em prática, a jovem diz que a participação em projetos e feiras de ciências pela Escola Estadual de Ensino Médio Felipe Camarão lhe deram noção de como desenvolver e concluir um. “Tenho outros projetos em mente. Me sinto muito criativa quando o assunto é campanha, mas isso exige tempo e saber colocar em prática na hora certa”, afirma.

Deixe seu comentário