Programa garantirá fornecimento de maquinário para a escavação de reservatórios e limpeza de açudes. FOTO: Prefeitura de Salvador do Sul

A Prefeitura de Salvador do Sul viabilizará, ao agricultor que precisar, apoio na abertura de tanques escavados e limpeza de açudes para abrandar os efeitos das estiagens futuras. Interessados em participar do programa de prevenção à seca devem procurar a secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico. Serão atendidos 30 produtores rurais com o uso total de 250 horas-máquina.

Para solicitar o ingresso no programa, interessados devem apresentar na secretaria de Desenvolvimento Econômico cópia da capa do talão do produtor rural, Cadastro Ambiental Rural (CAR), RG do proprietário da terra, Declaração de Aptidão ao Produtor (DAP) atualizada, certidão negativa de débitos com o Município e um requerimento em formulário padrão que é entregue na própria secretaria. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3638-1215.

De acordo com a Prefeitura, a logística do atendimento se dará por acúmulo de cinco propriedades de uma mesma comunidade, para facilitar o deslocamento do maquinário. A expectativa é de que todos os atendimentos ocorram ainda em 2020.

O programa garantirá fornecimento de maquinário para a escavação de reservatórios e limpeza de açudes em propriedades selecionadas através dos critérios estabelecidos.
Não será realizada abertura de açudes para produção de peixe. “Nossa proposta é garantir ao agricultor uma reserva de água em situações de emergência climática e amenizar assim as circunstâncias possíveis de outra estiagem no futuro”, explica a secretária Gledes Forneck.

Deixe seu comentário