O Prefeito de Pareci Novo e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio Caí (Amvarc), Oregino José Francisco, participou de uma reunião na tarde desta quarta-feira, 23, no Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) com o secretário-executivo da pasta, Mauro Biancamano. O Governo Federal sinalizou uma saída para financiar o projeto de combate às históricas inundações do Vale do Rio Caí. O valor estimado é R$ 11 milhões.
O Senador Lasier Martins (Podemos) foi o interlocutor do grupo, e a reunião também contou com a presença do superintendente da Metroplan, Rodrigo Schnitzer. O projeto que antes estava estimado em R$ 6 milhões, passou para quase o dobro devido ao estudo precisar ser realizado desde o início da bacia do Caí, em Caxias do Sul.
A sugestão é de parcelamento do projeto, o escalonando em etapas conforme a prioridade. Devido ao aperto orçamentário da União, essa seria uma forma de viabilizar a liberação de recursos ao longo dos próximos anos, segundo o secretário. Outra alternativa apontada é a destinação de emendas parlamentares da bancada gaúcha e uso de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Empenhado nessa pauta o senador ficou entusiasmado com o encaminhamento. “A sinalização do ministério é positiva, pois se trata de um plano factível para contornar as consequências negativas de enchentes que assolam a região por quase um século”, observou Lasier. Para o presidente da Amvarc, Oregino José Francisco, o senador está dedicado nesta pauta como nunca ninguém esteve, e esse é um grande avanço para a região. O primeiro investimento seria destinado à Montenegro, onde os efeitos são mais expressivos. A solução indicada seria construir um desvio de parte da vazão do rio. Os demais equipamentos envolveriam, basicamente, a construção de diques.