Primeiro passo para ponte Triunfo/ São Jerônimo

O Governo Federal assinou na quarta-feira, dia 27, contrato com o consórcio Magna/Enecon para elaboração de projeto para construção de uma ponte sobre o Rio Jacuí, entre Triunfo e São Jerônimo, pela BR-470. O contratado pelo Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) estipula prazo de 12 meses, sendo esta a “planta da obra”, sem previsão de início da construção. O valor do contrato para Projeto Executivo será de R$ 2.339.716,63.

“Essa é uma obra estratégica, que cria as condições para nós termos um novo caminho e uma nova rota em direção ao porto de Rio Grande”, ressaltou o ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência, Paulo Pimenta. A avaliação considera ainda o impacto ao Polo Petroquímico Triunfo/Montenegro; além da região carbonífera.

Presente na cerimônia em Brasília, o prefeito de Triunfo, Murilo Machado, assinala que a construção não será onde hoje acontece a travessia do Jacuí por balsa. “A chance maior que seja na região próximo ao Parque de Exposições Camboatá, no bairro Estaleiro”, revelou ao Ibiá.

Sua construção desativará o serviço de balsa, que em 2021 registrava 2.000 veículos dia, incluindo trabalhadores da Brakem (Triunfo) e Gerdau (charqueadas). Mas seu funcionamento eventualmente pode ser paralisado devido a condições climáticas desaforáveis. “Essa é uma demanda de mais de 60 anos, muito importante, não só para as duas cidades, mas para toda a região”, avaliou o prefeito, em vídeo no seu Insta.

BR-470 na Fortaleza não é citada

Todavia, quetionada pelo Ibiá, a Secretaria de Comunicação Institucional da Presidência não se pronunciou a respeito da possibilidade de asfaltar o trecho da BR-470 na localidade de Fortaleza. A pavimentação da ligação entre ERS-124 e BR-386, e dos municípios de Triunfo e Montenegro, é reivindicação antiga; tendo sido tema de reunião dos moradores com autoridades locais na última segunda-feira, 25.

A rodovia BR-470 liga Navegantes, em Santa Catarina, à BR-116, em Camaquã, no Rio Grande do Sul, interligando os portos de Itajaí e Rio Grande, e um elo entre as BR’s 290 e 386. Utilizada por moradores de quase 150 cidades gaúchas, é importante rota de escoamento de grãos e alternativa à BR-116, ligando o Rio Grande do Sul aos demais estados.

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