Qualidade. Empresa conquistou maior premiação do mundo entre destilados
Quando um produtor é “top” de linha, ele já se diferencia na apresentação. Em sua essência traz sabor característico, atendendo padrões de qualidade definidos por um seguimento exclusivo a paladares requintados. Tem receita, tem berço, e é produzido com dedicação aos detalhes. Assim pode ser definida a Cachaçaria Hartmann, que em julho alçou vôo da bucólica comunidade de Coqueiral, em Pareci Novo, para o mundo. Sua cachaça “Prata Cana Caiana” ganhou Medalha de Ouro no “Spirit Selection de Bruxelas”.
“Este é o concurso mundial mais importante sobre destilados”, explica a proprietária Tatiana Hartmann. E, no jargão popular, a empresa deu um tiro certeiro. Isso porque enviou apenas uma amostra à Bélgica, dado o investimento necessário. “A Prata é a principal. Porque é da Prata que saem as outras cachaças mais caras”, explicou.
Ou seja, os empreendedores apresentaram sua essência; e foram reconhecidos pela excelência do mestre destilador Israel Hartmann, esposo de “Tati”. Nada mal para três anos de vida. A empresária explica que a qualidade das bebidas que serão envelhecidas dependem de uma Prata de alta qualidade. “Então nós caprichamos muito neste processo de produção para termos este produto de qualidade, que vai escalonar os outros”, define.
A Hartmann produz cachaças artesanais, com Cana de Açúcar retirada de canaviais próprios. Elas são destiladas em alambiques de cobre, com uso de fogo à lenha, inspirada no processo da época do Descobrimento do Brasil. É o mínimo de tecnologia, mas dentro dos mais rígidos padrões do Ministério da Agricultura. A bebida descansada em tonéis de aço inox e é envelhecida em barris de Carvalho e Amburana. A fábrica conta com capacidade instalada de 1.800 litros/ mês.
Por enquanto, ainda são vendidos apenas no comércio do Rio Grande do Sul. Mas a conquista do ouro permite ambicionar o mercado exterior. A Prata Cana Caiana foi avaliada por 87 juízes e competiu com outras 137 de cachaças brasileiras. “Receber este reconhecimento a nível internacional significa muito para nossa jovem empresa”, define.
Onde comprar
Vendas on-line: sites Cachaçaria Hartmann; Casa 470; Divinum; Cachaçaria Nacional
Vendas físicas: em Montenegro, Mombach Supermercados, Mercado Vale, Armazém Schneider, Marujo Pescados, Empório Galzer, Armazém Pilger e Home Bier. Em Salvador do Sul, Super Solar; em Pareci Novo, Super da Casa; em Cachoeirinha, no Santa Bodega; em Porto Alegre no Mercado Público.
*Visitação ao alambique aos sábados à tarde, com agendamento pelo Instagram @cachacariahartmann