Sempre têm troféu e medalhas para os melhores colocados

Está virando tradição em Pareci Novo. Em um final de semana por mês, a Cancha Kleinubing muda a rotina da comunidade de Coqueiral para a realização de seus torneios de laço de vaca mecânica. Tendo promovido seu evento de número 41 no último sábado e domingo, o local, inaugurado há cerca de três anos e meio, vai conquistando espaço entre os tradicionalistas.

Em sua edição de mais movimento, já teve competição com cerca de 200 inscritos e 80 duplas, recebendo participantes dos municípios vizinhos e até de mais longe. Teve gente de Farroupilha que já competiu por ali.

Depois de dias de chuva, o clima deu uma forcinha para a realização do evento do final de semana

O proprietário, Luciano José Kleinubing, admite que a organização de todos os detalhes dá trabalho, mas se orgulha dos resultados. Ele conta que a cancha teve início a partir da ideia de um grande amigo seu, que numa noite, sonhou com o empreendimento em funcionamento e contou o que tinha sonhado. “E esse sonho, nós transformamos em realidade”, declara Kleinubing, orgulhoso. Foi quando ele separou um trecho da propriedade onde tinha um arvoredo e montou sua cancha. Começou, ali, todo um trabalho de divulgação, então, para atrair os visitantes e participantes.

Apaixonado pela cultura do Rio Grande, Luciano não tem medo de desafios. Desde a edição de número 40, mesmo sob o risco de haver diminuição na procura, passou a exigir que todos os participantes usassem a tradicional pilcha gaúcha para competir. “Isso porque a gente preza pela continuidade da tradição, a continuidade dessa coisa bonita da pilcha”, declara, destacando a importância de fomentar o espírito tradicionalista já desde a infância, entre os pequenos. “É para seguir a tradição e estamos trabalhando para que a vaca mecânica seja uma coisa respeitada”, adiciona.

Cumprindo as exigências legais de Vigilância Sanitária e saúde animal, o local passou a exigir, também, que os participantes apresentem os exames de anemia, mormo e a GTA de seus equinos. Isso, pela primeira vez aplicado no último final de semana. Como esperado, a medida acabou diminuindo o número de participantes, o que não desanimou a organização do evento. Os que vieram, puderam aproveitar das boas condições climáticas para se divertirem com o esporte tradicionalista durante os dois dias na Kleinubing. No mês que vem tem mais!

Deixe seu comentário