Pareci Novo comemorou a primeira edição da Festa do Colono e do Motorista, promovida pela comunidade católica do município e incluída na programação da Festa da Cultura Alemã. Um missa campal ocorreu no posto do Bagé e cerca de 500 pessoas participaram do almoço que seguiu com uma animada reunião dançante tocada pela banda Os Signos.
Conforme o coordenador da paróquia e um dos festeiros (organizadores), Roque José Klein, a festa partiu de uma iniciativa da comunidade católica e a promessa é que outras edições ocorram nos próximos anos e entrará no calendário de eventos da entidade. “Por ser a primeira edição, superou todas as nossas expectativas”, afirma Klein, que também observou que o domingo de sol foi um fator importante para o sucesso das festividades.
Ainda segundo Roque Klein, o motivo do evento é trazer os colonos e motoristas para mais perto da paróquia São José, de Pareci Novo. “É importante essa integração de pessoas e Igreja”, diz. Diretor de uma autoescola de São Sebastião do Caí, Luiz Silva revela que a programação já deveria ter ocorrido há mais tempo. “Com o sucesso desta edição, com certeza haverá no ano que vem”, acredita.
O casal pareciense Carlos Barth e Lília de Oliveira participa de várias festas do tipo, já que estão na diretoria do grupo de idosos Bem Viver. Para eles, todas as festividades da cidade são boas e elogiam a participação dos conterrâneos. Os dois também elogiam a organização. “Está tudo muito bom, inclusive participamos da missa que estava bem legal”, completa Lília.
A celebração religiosa aconteceu na rua e terminou com a benção de caminhões, carros e tratores da região que formaram uma procissão pelas ruas centrais de Pareci Novo. Segundo Lília, outras missas parecidas já ocorreram na cidade, mas nada tão bonito como neste ano.