Marliese (E) disse que material parado em casa lhe deixava inquieta, por isso resolveu dar um destino útil a ele, oferecendo o acervo à Biblioteca Municipal de Pareci Novo. FOTO: Prefeitura de Pareci Novo

Livros, apostilas e CDs doados por Marliese Kleinübing serão utilizados em aulas

A Biblioteca Municipal de Pareci Novo, que atende na Escola Municipal de Ensino Fundamental Beato Roque, recebeu um acervo de livros, apostilas, material didáticos, obras infantis, informativos sobre a Alemanha e sua cultura e CDs variados em alemão. A doação partiu da professora aposentada de alemão Marliese Kleinübing, 73 anos, que adquiriu o material ao longo de 30 anos de carreira. Além de ficar à disposição da comunidade, o material será utilizado nas aulas de língua alemã ministradas pelo professor José Carlos Flach para mais de 50 pessoas.

Conforme a professora aposentada, todo o material doado foi utilizado nas aulas de alemão ministradas por ela e foi se somando ao longo da sua docência. “Me inquietava ver este material tão útil pra mim guardado, sem uso. Fiquei muito feliz ao saber deste projeto de Pareci Novo e, então, vi a oportunidade de colaborar”, destaca. Dos itens doados, ela conta que tinha um apreço especial pelos CDs de música infantil e para jovens. De acordo com a professora, eles eram um importante recurso nas aulas.

Marliese, que também é integrante do Movimento Cultural Pareci Novo-Alemanha, entende que o resgate da cultura alemã na cidade traz importante conhecimento da história do Município, de seus antepassados, seus costumes, suas festas, seu trabalho, sua prática religiosa e sua gastronomia. “É imprescindível conhecer o passado para construir o futuro”, afirma.

Para a ex-professora, as aulas de língua alemã são um aspecto importante para se compreender essa história e preparar um futuro promissor. Ela salienta, ainda, que o estudo de outra língua abre portas para intercâmbios e também no campo do trabalho. “É um acervo de grande valor, de excelente qualidade, e será muito útil para as aulas”, elogia o professor José Carlos Flach.

O secretário de Cultura de Pareci Novo, Antônio Gelci de Mello, reforça as palavras do docente. “O material doado é riquíssimo e será muito bem supervisionado pelo professor Flach. Os alunos poderão usufruir, valorizando o trabalho de décadas da professora Marliese”, comenta. A entrega do material ocorreu no dia 19.

Deixe seu comentário