Prevenção e promoção de saúde foram abordadas durante todo esse sábado, 24
Com uma abordagem mais ampla do conceito de saúde, nesse sábado, 24, ocorreu a Feira Municipal de Saúde de Pareci Novo. Em uma ação da secretaria municipal da Saúde e Assistência Social, o Ginásio Municipal Armin Adolfo Heldt teve práticas e atividades de prevenção. Já na Unidade Básica de Saúde aconteceram as promoções de saúde para a população.
Foram diversas as atividades para todos os gostos, tudo em busca do bem-estar dos pacientes. Quem passou pelo Ginásio pode usufruir de rodas de terapia comunitária integrativa e práticas integrativas complementares, como a quick massagem.
Além disso, a garotada também teve um espaço especial com brinquedos para sua diversão. Outra atração foi o espaço da autoestima, onde foram ofertadas maquiagem, serviço de manicure, corte de cabelo e tratamento de beleza gratuitamente. O Hemocentro esteve cadastrando e orientando doadores.
O Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama) também marcou presença, e houveram o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) como Vida Saudável, Maturidade Ativa, Grupo Despertar e grupo de artesanato.
Segundo a secretária da Saúde, Gislaine Ribeiro dos Santos, cerca de 200 pessoas passaram pelos dois espaços, e ela ressalta a importância das práticas integrativas na prevenção de doenças e na economia do dinheiro público. “O Ministério da Saúde já diz que saúde é um bem-estar físico, psíquico e também social, então nada mais justo que a gente ampliar essa abordagem. Essas práticas não são substitutivas, mas dão um grande resultado, inclusive no financeiro, porque a gente passa a ter menos despesa no tratamento das doenças e foca mais na prevenção”, explica.
Andréia Oliveira esteve presente na Feira, aproveitou para receber uma quick massagem e recomenda a todos a experiência. “É muito bom. A massagem trabalha algumas musculaturas, relaxa bem, é ótimo. Hoje por falta de tempo, por a gente estar sempre correndo, é uma alternativa muito boa para relaxar”, comenta Andréia.
Quem aplicou a massagem na Andréia foi a agente de saúde e massoterapeuta, Janaina Saticq. Ela recomenda que as pessoas não esperem ter dor para fazer a massagem, mas que façam preventivamente, para justamente não deixar desenvolver um problema muscular ou de articulação. “A gente ainda não está oferecendo na secretaria. Na verdade, é uma amostra do que a gente vai ter futuramente. Nós queremos implantar essas práticas que o SUS já disponibiliza até o final deste ano”, anuncia Andréia.
Durante a ação, na unidade básica de saúde, também ocorreram o mutirão de vacinação contra a febre amarela; coleta de exame preventivo de câncer; realização de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C e aferição de pressão arterial.