Parque Municipal da Oktoberfest é um dos pontos da cidade que ganhou decoração alusiva à tradicional festa alemã

Por conta da pandemia, atividades ocorrerão ao longo do mês e com protocolos sanitários

Maratá já respira Oktoberfest – e assim o fará durante todo o mês de outubro. Isso porque, por conta da pandemia do novo coronavírus, a programação que era comumente realizada ao longo de duas semanas foi espaçada para incluir eventos durante todo o mês e, assim, possibilitar a 16ª edição da tradicional festa alemã em Maratá. As atividades, que terão limite de público conforme o local onde ocorrerão e seguirão protocolos sanitários com a exigência da apresentação da carteira de vacinação contra a Covid-19 com ao menos uma dose, iniciam nesta sexta-feira, dia 1º de outubro, com desfile das soberanas e de bandinha típica pelas principais ruas de Maratá e Brochier.

Secretário municipal de Turismo e Desporto de Maratá reforça que principal objetivo da 16ª edição da festa é manter viva a tradição da Oktoberfest

De acordo com o secretário municipal de Turismo e Desporto de Maratá, Alexandro Haupenthal, o Alex, ter a programação espalhada durante todo o mês é algo novo, bem como foi o desafio de preparar a 16ª Oktoberfest de Maratá. “A Oktoberfest, na verdade, começa um ano antes com a questão de criar comissões, escolher soberanas. Esse ano foi tudo muito rápido”, comenta. A decisão de realizar o evento se deu em agosto, a partir da flexibilização das regras sanitárias de contenção do novo coronavírus no Estado.

“O Município se preparou, está enfeitado e tentando alegrar (o público). O momento é diferente, é uma coisa (a pandemia) que ainda não passou, a gente, muitas vezes, pode ser condenado, mas pode ser elogiado. Acho que foi assertivo em fazer a festa”, comenta Alex. O secretário reforça que o principal objetivo da edição da Oktoberfest desse ano está estampado em seu tema: “Preservando a tradição”. “A festa não é para um grande público, ela é para uma grande repercussão para que daqui a dois anos nós voltarmos com os shows nacionais e festa 24 horas”, afirma.

Como de praxe, cidade se enfeitou para recepcionar os visitantes

Acompanhando de perto a venda dos ingressos antecipados para os eventos, Alex entende que há certo receio por parte do público, mas nada que impeça uma boa comercialização. “A nossa expectativa, eu acredito, vai ser superada”, revela. Mais informações sobre a venda dos ingressos para os eventos da 16ª Oktoberfest de Maratá podem ser obtidos na página da Oktoberfest de Maratá no Facebook (https://www.facebook.com/oktoberfestdemarata)

Decreto para estabelecer diretrizes sanitárias
Para deixar claras as regras sanitárias dos eventos que integram a 16ª Oktoberfest de Maratá em razão da pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura local informou que edita um decreto municipal. No entanto, até o fechamento dessa edição, ele não havia sido publicado.

Em Maratá, segundo dados do VacinaRS, 84,6% da população total está com a primeira dose da vacina contra a Covid-19 feita e 67.5% com o esquema vacinal completo. A vacinação contra o novo coronavírus alcança adolescentes de 15 anos. Além disso, o Município não registra casos ativos de Covid-19 desde o dia 2 de setembro. Desde o início da pandemia, Maratá registrou 280 casos positivos, dos quais quatro resultaram em mortes e os outros 276 são dados como recuperados.

Programação
Dia 1º de outubro, sexta-feira
17h – Desfile das soberanas e de bandinha típica pelas principais ruas de Maratá e Brochier

Dia 2 de outubro, sábado
20h30min – Abertura oficial da 16ª Oktoberfest de Maratá e Deutscher Abend, com jantar típico alemão e bebida liberada e música ao vivo com bandinha típica, no Parque Municipal da Oktoberfest. Ingressos limitados e antecipados em pontos de venda na região.

Dia 9 de outubro, sábado
22h – Noite do Chopp com animação da Banda 0800, com chopp e comida típica, no Parque Municipal da Oktoberfest. Ingressos limitados e antecipados em pontos de venda na região.

Dia 10 de outubro, domingo
11h – Oktobercross, na pista de veloterra do Sítio do Hugo, próximo ao Parque Municipal da Cascata Vitória. Inscrição de pilotos no dia ou antecipadamente pelo número (51) 9 2000-5706. Ingressos para o público são limitados.

Dia 12 de outubro, terça-feira
16h – Kinderfest, no Parque Municipal da Oktoberfest. Com shows infantis, de mágica e sessão de cinema para toda a família. Entrada gratuita.

Dia 16 de outubro, sábado
13h30min – BierLauf, com saída do Parque Municipal da Oktoberfest. Inscrições antecipadas e limitadas pelo site https://ekonovaadv.com.br/destinos/trekking/bierlaufen-caminhada-da-cerveja/.

Dia 17 de outubro, domingo
9h – 2ª Pedala Maratá Ekonova Adventure, com saída do Parque Municipal da Oktoberfest. Inscrições antecipadas e limitadas pelo site https://ekonovaadv.com.br/destinos/biketour/biketour-pedala-marata/.

Dia 23 de outubro, sábado
9h – Stammtisch, na Cervejaria GoldBier aus Maratá. Grupos devem agendar seu espaço diretamente com a cervejaria.

Dia 24 de outubro, domingo
14h – OktoberFamilie, no Parque Municipal da Oktoberfest. Haverá biergarten, bandinha típica Quebra Galho pelo parque, passagem do bierwagen, show com a banda 0800, feira colonial e food truck. Ingressos na hora.

Dia 30 de outubro, sábado
13h30min – 3ª Trilha da Vitória, para motos e quadriciclos, com largada do Parque Municipal da Oktoberfest. 65 quilômetros de trilha com inscrições somente no dia. Mais informações pelo telefone 9 9562-1709

Dia 31 de outubro, domingo
8h – Missa festiva, na Igreja Matriz São Miguel.
16h – Findi Tarde do Imma Truff, no Parque Municipal da Oktoberfest. Ingressos limitados disponíveis com membros do grupo, através do Instagram @blocoimmatruff e em pontos de venda na região. Mais informações pelo telefone 9 9949-3864.

Deixe seu comentário