Exames são coletados no Centro Municipal de Saúde. FOTO: Arquivo/Jornal Ibiá

Como parte do Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama, agentes comunitárias de saúde de Maratá estão reforçando às mulheres do Município a importância do exame pré-câncer e demais cuidados preventivos. Nesse sentido, a secretaria municipal de Saúde (SMS) realizará no dia 26 deste mês um Dia D de coleta para o exame pré-câncer.

As mulheres que ainda não tenham solicitado o exame podem procurar o Centro Municipal de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A SMS possui a cota de 38 exames mensais de pré-câncer via Sistema Único de Saúde (SUS). No entanto, se ainda existir demanda após a realização do Dia D, uma data para novas coletas será agendada.

De acordo com a secretária municipal de Saúde de Maratá, Cláudia Röder, a procura pelo exame é grande e as cotas de outubro e novembro estão totalmente preenchidas. “Caso tenhamos mais procura até o final do ano, poderemos contratar o exame via Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Caí (CIS-Caí)”, explica Cláudia. (ARH)

Deixe seu comentário