Saúde dos homens e mulheres estarão em foco no evento do dia 14. FOTO: Reprodução/Internet

As campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul estão entrelaçadas em 2019 em Maratá, com ações simultâneas para conscientizar homens e mulheres quanto à prevenção de doenças e cuidados com a saúde. Assim, a secretaria municipal da Saúde irá promover o evento “Outubro Rosa e Novembro Azul: Juntos, a favor da Vida!”, na Sociedade de Maratá, no centro, dia 14, às 13h30min.

Conforme a secretária da Saúde do Município, Gisele Adriana Schneider, os participantes serão acolhidos pela equipe da secretaria e logo após irão assistir à peça teatral com o Grupo Vivandeiros da Alegria, que irá abordar, de forma divertida, a saúde integral e a prevenção de doenças, bem como qualidade de vida e hábitos saudáveis.

Durante o encontro, também haverá agendamento do exame de PSA (Prostate-Specific Antigens), sorteio de brindes e lanche saudável. Os participantes poderão utilizar o transporte da Oficina Terapêutica conforme o roteiro de costume.

A secretária reforça que o Centro Municipal de Saúde entrará em contato com os possíveis pacientes que serão encaminhados ao exame de toque após os resultados do exame de PSA. Já os cuidados preventivos da saúde da mulher acontecem ao longo do ano com ginecologista, clínico geral e enfermeiras que coletam o exame de pré-câncer.

As mamografias são disponibilizadas o ano inteiro, conforme requisição médica. Gisele reforça que todos os exames das mulheres são gratuitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e podem ser solicitados na secretaria da Saúde.

Deixe seu comentário