Participantes passaram por uma triagem de avaliação da saúde do idoso Foto: Divulgação/Prefeitura de Maratá

Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, o Município de Maratá realizou na tarde da última quinta-feira, 12, no Parque Municipal da Oktoberfest, a ação Rede Bem Cuidar RS. As atividades foram direcionadas às pessoas com 60 anos ou mais com o foco na melhoria e no fortalecimento dos serviços de Atenção Primária à Saúde.

Cerca de 130 pessoas foram atendidas pela equipe do Centro Municipal de Saúde que realizou a capacitação da Rede Bem Cuidar RS. Na chegada, os participantes passaram por uma triagem de avaliação da saúde do idoso, incluindo pesagem, verificação da pressão arterial e da oxigenação do sangue, outras medições e resposta a uma pequena entrevista.

Conforme a nutricionista e coordenadora do grupo Rede Bem Cuidar Maratá, Neusa Schaeffer, a triagem mostra indicadores como a sarcopenia, quando uma pessoa tem grande perda de massa muscular do corpo, outras doenças que o paciente possui e quantidade de medicamentos ingerida.

Uma pequena entrevista foi realizada com os participantes Foto: Divulgação/Prefeitura de Maratá

Neusa afirma que os profissionais vão analisar todos os dados e informações coletados para realizar a busca ativa dos casos mais graves, os quais demandam atendimento com mais urgência e atenção. “Hoje já identificamos paciente com pressão arterial desregulada e outros casos relacionados ao comportamento emocional que precisam ser acompanhados.

A prefeita de Maratá, Gisele Schneider, abriu o evento agradecendo o empenho de toda a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, principalmente os profissionais envolvidos na Rede Bem Cuidar Maratá. “Este é mais um projeto que o município aderiu junto ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul visando o bem-estar da população idosa de Maratá. É importante cuidar da nossa saúde e cabe a nós governantes oferecer um atendimento público de qualidade nesta área”, destaca a prefeita. O vice-prefeito Marcus Joner também participou da programação.

Palestras reforçaram os cuidados com a saúde bucal e sobre o uso de medicamentos

A odontóloga do ESF, Helen Bianca Pereira Coutinho, palestrou aos participantes sobre saúde bucal, prestando informações relevantes quanto aos cuidados e higiene da boca. Laís Flores Severo Guthoff, estudante do último semestre do curso de Farmácia e atendente na farmácia do Centro Municipal de Saúde, juntamente com a colega de curso Jussara Mottin, abordaram a temática medicamentos.

Juntas, as duas profissionais informaram o público sobre o uso racional das medicações, automedicação, descarte correto dos remédios vencidos, bem como a importância do tratamento nos horários corretos e atualização das receitas. Ao final da conversa foram distribuídas as novas sacolas no modelo ecobag que deverão ser usadas para a retirada dos medicamentos na Farmácia do Centro de Saúde.

Teve ainda a apresentação de danças com o Grupo de Mulheres do CRAS Conviver e a apresentação cênica e musical Bailão do Tertulino. O personagem gaudério divertiu o público com suas histórias engraçadas que contaram com a participação especial da platéia.

Durante o evento ocorreram apresentações Foto: Divulgação/Prefeitura de Maratá

Deixe seu comentário