Dia de fortalecer o empreendedor local

Até o sol saiu de casa para prestigiar a 1ª edição do “Dia de Negócios na Praça”, integração social e econômica promovida pela cooperativa Sicredi Ouro Branco, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Montenegro e Região (ACI), na Rua Coberta de Maratá. O sucesso é percebido pelos 24 expositores dos núcleos de empresários de Maratá e São José do Sul, incluindo três de máquinas agrícolas, como a Sol Soluções Yanmar, e quatro de automóveis, incluindo a Comauto Volkswagem.

Este encontro de interesses fomentou alguns financiamentos, com o Sicredi fazendo a ligação entre empresa e cliente; além de própria agência de Maratá conquistar novos associados. A gerente, Fernanda Ludwig, ressaltou, no entanto, a visão muito além da captação de novas contas-correntes à carta de clientes de 1.378 mataenses. “A ideia é fomentar a economia local”.

Assim o espaço em frente ao Parque da Oktoberfest foi divido com artesãos, panificadores, serviços de beleza e estética, apicultores e agricultores, todos de micro e pequeno porte. Apesar de não ter havido condicionante aos convidados, acabou que todos fazendo negócios na praça eram cooperados do Sicreci.

Um ótimo exemplo são a Favos do Sul (mel e derivados) e a Toque de Mel (produtos de beleza à base de mel artesanais), marcas do casal Ricardo Amorim Tergolina e Cristiane Weidle (foto ao lado). Há três anos os empreendedores estão trazendo seus negócios de Porto Alegre para a comunidade Mageca, onde a natureza abundante e propícia as colméias.

O convite do Sicredi foi importante, pois em feiras como a Dia de Negócios na Praça, divido com demais opções de produtos e serviços, encurta a distância com os clientes. “A pessoa é muito mais receptiva aos produtos, principalmente com os cosméticos da Cristiane”, confirma Tergolina, a respeito da receptividade as novidades.

ACI é um canal entre as empresas

Assim como Favos do Sul e Toque de Mel, outros expositores integram o Núcleo de Empresários de Maratá, ou de São José do Sul, como convidados da cidade; sendo esta mais uma oportunidade de crescimento oferecido pela ACI Montenegro e Região. A feira serviu também para a entidade estreitar estes laços, além de se apresentar aqueles que ainda não são associados. Seu vice-presidente, Lucas Lopes, ao lado da coordenadora Executiva, Alessandra da Cruz Borges, fez esta integração.

“É a ACI, cada vez mais, solidificando seu grande objetivo de apoiar as empresas para crescerem mais em nossa região”, declarou, ao revelar que Brochier e Salvador do Sul têm interessados em criar seus núcleos locais. O momento foi ainda de divulgação da ExpoAci 2025, 10 edição do evento, e que reunirá estes e outros parceiros do Vale do Caí, em outubro de 2025. “A grande vantagem de se associar à ACI é a questão da capacitação que oferecemos, com palestras e cursos; mas principalmente fornecendo contatos. Nós conectamos as empresas, para que faça negócios entre si”, explicou.

Sicredi conquistou novos associados e apoiou investimentos dequeles que já cooperam para crescer

Últimas Notícias

Destaques