Acontecerá no sábado, dia 1º de julho, a assembleia de constituição da Cooperativa de Trabalho Crescer. O ato ocorrerá às 9h30min, na rua Mathias Kirsten Filho, número 47, no Centro de Maratá. A cooperativa será voltada para a educação inclusiva e contará no seu quadro com profissionais da educação, saúde e serviço social.
Inclusive, a ideia de criar a entidade partiu de três professoras que têm na educação inclusiva um compromisso: Elci Juliana Schneider Kuhn, Taís Rocheli Lopes Martins e Rosemere da Rosa da Silva. Conforme Rosemere, ela e suas colegas educadoras não enxergavam na prática o que a teoria dizia. “Somos conscientes da necessidade de ações efetivas para essa questão da educação inclusiva. Por isso a ideia de, então, por em prática todo o conhecimento na sua íntegra”, afirma.
Segundo a professora, a ideia é que a cooperativa trabalhe através da tríade pessoa com deficiência (PCD), família e escola. “Iremos trabalhar também com a formação de professores”, adianta. Segundo ela, a cooperativa iniciará seus trabalhos em Maratá, mas o objetivo é estender os serviços para outras cidades da região.
“Essa cooperativa é feita pela comunidade e para a comunidade e temos a certeza da relevância do nosso trabalho na qualidade de vida das famílias e das pessoas com deficiência”, reforça Rosemere. A professora ressalta que as atividades da cooperativa devem iniciar em 2024. “Neste ano (2023), estamos lidando com os trâmites legais e burocráticos da constituição da cooperativa, bem como formação do grupo de trabalho”, explica.