Apicultores unidos para se firmarem no mercado

Mel. Setor está em expansão e produtores da região cooperam para desenvolver

Os apicultores de Maratá deram um passo importante no último dia 7 para tornar o setor de mel no município mais coeso e competitivo. Em reunião na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SMAMA) foi constituída a Associação de Apicultores de Maratá. Ela inicia com cerca de 21 integrantes, inclusive alguns agregados de Brochier, mas, segundo dados do Escritório da Emater/RS Ascar, há em torno de 32 empreendedores investindo nesse alimento. A organização do segmento conta com a articulação da Emater e da Prefeitura, focando na identidade do produto e ações coletivas.

O grupo de criadores de abelhas já se reune há algum tempo para a troca de informações técnicas e assuntos de interesse comum, como a compra coletiva de materiais. Também compartilha experiências que visam melhorar a qualidade da produção de mel. Em junho o grupo foi representado no Legislativo de Montenegro, em reunião que discutiu a criação de uma associação na cidade.

Uma vez aprovado o estatuto, agora a entidade deve fazer o seu registro formal. A Emater tem orientado que a associação foque na melhoria das condições produtivas. No horizonte, devem colocar o desenvolvimento de uma marca, com sua identidade, e o conhecimento, através do intercâmbio de informações, parcerias com universidades, entidades, empresas, e participando de feiras e eventos.

E com a recente implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Maratá, já podem regularizar o mel produzido na cidade e mirar novos mercados. Também está em projeção a criação de um espaço que poderá se tornar a Casa do Mel em Maratá.

Últimas Notícias

Destaques