Os produtores rurais de Maratá já podem solicitar, na secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente, análises de solo e de folhas que serão realizadas por meio do programa Bônus Metrologia – Solo Mais Fértil. A ação não tem custos ao agricultor e é realizada em parceria com o Sebrae e a Universidade de Caxias do Sul (UCS) e também conta com apoio da Emater-RS/Ascar.
A parceria prevê a realização de 50 análises de solo e 20 análises foliares até o final de 2022. O Município vai subsidiar 40% do valor total das análises e os outro 60% serão custeados pelo Sebrae. Os resultados das análises serão interpretados pela extensionista da Emater, Mariane Conrad Karlinski, que fará as recomendações necessárias e prestará apoio técnico aos produtores.
Segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Maratá, Elson Wadenphul, as propriedades beneficiadas neste ano serão acompanhadas pelo período de quatro anos. Isso porque é preciso verificar a evolução do solo ou das folhagens com base nas orientações técnicas, comprovando que o produtor adotou as medidas indicadas. (ARH)