Vigilância Sanitária e SIM preveem maior fiscalização nas empresas

Mais atuante. Órgãos de fiscalização tiveram encontro com empresários ontem

Foi realizado, na tarde de ontem, um encontro voltado aos responsáveis por estabelecimentos do município que necessitam de alvará sanitário ou do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) para seu funcionamento. A atividade, comandada pela Vigilância Sanitária e pelo SIM, teve como objetivo orientar os representantes dos estabelecimentos do modo como irá funcionar a fiscalização no município a partir de agora.

Bianca e Izadora conversaram com representantes dos estabelecimentos
foto: Divulgação/P.M. de Brochier

Conforme a nutricionista do município, Bianca Führ, a Vigilância Sanitária e o SIM irão iniciar um trabalho com vistorias periódicas. “Queremos que os estabelecimentos se adaptem à legislação”, destaca. Ela lembra que as inspeções não eram muito ativas, mas garante que isso irá mudar. “Primeiro, vamos fazer visitas de caráter orientativo. Nós queremos orientar e ajudar”, reforça.

Enquanto o Serviço de Inspeção Municipal é responsável pela fiscalização dos produtos de origem animal, a Vigilância Sanitária fiscaliza um número maior de produtos, englobando os alimentícios e medicamentos. Para instruir os estabelecimentos, foi feito um cadastro dos participantes da reunião e eles irão receber um roteiro de autoverificação com a legislação que eles precisam cumprir. Antes do início das fiscalizações, será dado um tempo para os estabelecimentos se adequarem à legislação.

Considerando boa a adesão por parte dos representantes dos estabelecimentos do município que se encaixam na fiscalização da Vigilância Sanitária e do SIM, Bianca diz que ela, a veterinária do SIM, Izadora da Motta, e o fiscal sanitário Emerson Kaspar estão à disposição para sanar dúvidas e dar orientações. Além dos órgãos municipais, o encontro contou com a presença da Vigilância Sanitária Estadual.

Últimas Notícias

Destaques