Sucateamento. Município possui hoje apenas quatro máquinas em condições de funcionamento
Desde que assumiu como secretário de Viação e Interior, Teodato Nestor Backes trabalha para colocar todo o maquinário da Prefeitura em funcionamento. Apesar de contar com uma frota de três retroescavadeiras, cinco caminhões, duas motoniveladoras, um trator esteira e uma pá carregadeira, apenas quatro dessas máquinas estão em funcionamento. “Quero pedir um pouco de paciência ao povo. Na semana que vem, devemos começar a trabalhar nas estradas do interior”, afirma o secretário.
Os quatro veículos que estão em funcionamento (uma pá carregadeira, um caminhão, uma retroescavadeira e um trator esteira) estão sendo utilizados na construção do acesso à quadra coberta junto à Escola Municipal de Ensino Fundamental Leonar Ricardo Bauer. Essa ação é necessária para que a Caixa Econômica Federal dê a obra como liberada. “Estamos utilizando esse maquinário em serviços de urgência”, destaca Backes. A pretensão da Administração Municipal é concluir o acesso antes do início das aulas.
Com cerca de R$ 30 mil já investidos na restauração das máquinas, o secretário de Viação e Interior diz que sua prioridade será recuperar as estradas de chão batido de maior movimento e que levam para as sedes das comunidades do interior e, gradativamente, atingir as demais vias da zona rural. “Mas primeiro temos que colocá-las em condições. Se não, começamos e logo temos que parar”, alerta.
Reforçando o pedido de paciência, Backes destaca que todos os veículos da secretaria estão sendo avaliados e os que não podem mais ser recuperados deverão ir a leilão. Organizando aos poucos o pátio de máquinas, o secretário aponta que encontrou unidades sem condições de trabalho logo que assumiu o seu cargo.