Parceria prevê adesão ao programa Bônus Metrologia
A Prefeitura de Brochier, por meio da secretaria municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio (SMAMAIC), firmou convênio com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para aderir ao programa Bônus Metrologia. O projeto dá acesso, a menor custo, aos serviços de calibração de instrumentos de medição, análises em produtos e matérias primas e ensaios disponíveis nos diversos laboratórios reconhecidos pela Rede Metrológica do Rio Grande do Sul.
Na última semana, membros da SMAMAIC, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Brochier, da Emater-RS/Ascar participaram de reunião com representantes do Sebrae e da Universidade de Caxias do Sul (UCS) para realizar um levantamento das principais demandas de Brochier no âmbito do programa Bônus Metrologia. Há a definição que em Brochier o convênio vai disponibilizar diversos tipos de análises ema parceria com os laboratórios da UCS, dando especial atenção a ações de aumento da produtividade do solo nas propriedades locais.
O conjunto de serviços oferecidos através do programa ainda será divulgado por completo. Além disso, as análises serão custeadas pelo Sebrae, que assumirá 60% do valor, e pela Prefeitura, que custeará os outros 40%.
De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio de Brochier, Gilberto Büttenbender, o convênio pelo Bônus Metrologia vem de encontro à Lei de Incentivo 225/1993, que prevê o pagamento de análise do solo para o agricultor brochiense. Gilberto destaca que Brochier foi o primeiro Município do Vale do Caí a firmar esse tipo de convênio com o Sebrae. “Além disso, outros programas e benefícios estão sendo implementados pelo Sebrae”, afirma.