Prefeito foi reeleito com 69,84% dos votos. FOTO: Arquivo/Jornal Ibiá

Prefeito reeleito comenta sobre relação com o Legislativo e trocas no secretariado

Reeleito com 69,84% dos votos válidos, o prefeito de Brochier Clauro Josir de Carvalho (Progressistas) se prepara para mais quatro anos de governo. Em entrevista ao programa Estúdio Ibiá, da Rádio Ibiá Web, na quarta-feira, dia 2, o chefe do Executivo brochiense revelou quais são suas metas para o próximo mandato e falou sobre o cenário político no Município.

Clauro revelou que na reta final da campanha, ao conversar com eleitores, pode observar que o trabalho que vinha sendo realizado por sua administração era bem aprovado pela população, o que o deixou tranquilo na espera por um resultado positivo no pleito do dia 15 de novembro. Apesar de ter sido conduzido novamente ao cargo de prefeito com uma vantagem de mais de 1.300 votos, Clauro viu apenas dois vereadores do seu partido serem eleitos. Os demais eleitos – e reeleitos – são integrantes dos partidos que formaram a chapa majoritária que concorreu contra o prefeito reeleito.

No entanto, o fato de ver o Legislativo composto em sua grande maioria por representantes de partidos opostos ao seu não preocupa Clauro. “Hoje, o partido meu e dos vereadores é Brochier. Não vai ter partido A ou B que vai atrapalhar o desenvolvimento do Município”, projetou. Essa confiança se dá pelo fato de já ter conversado com quatro dos seis vereadores reeleitos e ouvir que todos eles querem manter o padrão de trabalho que já vinha sendo desenvolvido, com diálogo e parceria entre os poderes pelo bem de Brochier.

“Não é um vereador que vai atrapalhar um projeto bom”, comentou o prefeito reeleito. “Se o projeto não é viável é o trabalho deles (Legislativo) pedir explicações e melhorias para a gente (Executivo) readequar o projeto”, complementou. Clauro salientou, ainda, que pretende manter um diálogo aberto com os vereadores.

No âmbito do Executivo, o prefeito revelou que deve haver mudanças no secretariado. Isso porque sua vice-prefeita eleita Patrícia Cristina Henz Schommer deve assumir a pasta da Educação, que também engloba Cultura, Turismo e Deposto. A atual responsável pela secretaria, ​Claudine Consuelo Bergmann Haupenthal, deve ser realocada em outro setor. “Sobrecarreguei a Claudine nesses últimos quatro anos e, talvez, nesse ponto a gente vai passar ela para outra pasta e a vice (eleita) assume a Educação, a única mudança que a gente vai ter”, resumiu.

Avançar obras da Transcitrus é uma das principais metas
Na entrevista ao Estúdio Ibiá, Clauro revelou que dar continuidade às obras da Transcitrus é uma de suas principais metas para os próximos quatro anos. “É uma rodovia turística que está há quase 20 anos sendo batalhada e cada prefeito conseguiu (executar) uma parcela dela”, afirmou. Desde que assumiu, em janeiro de 2017, até o momento, seu governo realizou a pavimentação de um trecho de 2,5 quilômetros da rodovia. Assim, ainda restam 3,7 quilômetros da Transcitrus a serem asfaltados em Brochier.

Para concluir – ou ao menos avançar – essa obra, Clauro espera contar com o apoio de vereadores para conseguir junto a deputados, senadores e ministérios. Inclusive, ele disse já estar em conversa com um vereador do mesmo partido de um deputado federal que pode mediar a liberação de verbas junto ao ministério do Turismo.

O prefeito reeleito reforçou que a política do seu governo sempre foi feita com os pés no chão. “Para trabalhar nós vamos depender muito do financeiro, do Governo Federal, do Governo do Estado e da própria receita do Município”, colocou. Apesar disso, Clauro assegurou que tem como principal meta dar continuidade ao trabalho que já vem sendo realizado e que contou com a aprovação da população.

Dois desafios que seguem: Covid-19 e seca

Mantendo-se no comando do Executivo de Brochier, Clauro terá pela frente dois desafios que já conhece: o combate ao novo coronavírus e, também, à seca. Quanto à pandemia, disse na entrevista que a proposta é manter a estratégia de prevenção já colocada em prática no Município e agradeceu o empenho da população no cumprimento das regras. “A população de Brochier está usando as máscaras dentro do comércio e na rua são poucas as pessoas que transitam sem”, apontou.

O prefeito salientou, inclusive, que para evitar aglomerações a programação de Natal que estava sendo planejada foi cancelada e será realizado, nesse ano, apenas o concurso de decoração natalina. “A gente está trabalhando para continuar o controle que a gente vinha fazendo para não deixar proliferar no, nosso Município, o vírus”, assegurou.

Sobre a chegada de uma nova seca, Clauro fez um pedido para que a população racionalize o uso da água. Inclusive, ele salientou que houve a compra de caixas d’água para serem instaladas em comunidades onde os reservatórios já existentes não conseguem dar conta de toda a demanda. O chefe do Executivo ressaltou que a Prefeitura aguarda o Estado licitar e ceder ao Município maquinário para abrir ou melhorar açudes.

Deixe seu comentário