Prefeito destacou avanços conquistados em 2021 e as melhorias que planeja para Brochier em 2022. FOTO: Arquivo/Prefeitura de Brochier

Prefeito fez balanço do primeiro ano de gestão do novo mandato

Com 69,84% dos votos válidos, o prefeito Clauro Josir de Carvalho (Progressistas) foi reeleito em Brochier em 2020. O novo mandato, que fechou um ano em 1º de janeiro de 2022, está sendo construído em parceria com a vice-prefeita Patrícia Cristina Henz Schommer (Progressistas) – primeira mulher a ocupar o cargo na história brochiense. Para fazer um balanço desse primeiro ano de gestão, o prefeito foi recebido no programa Estúdio Ibiá da última quarta-feira, dia 5. Confira os principais pontos da entrevista:

Mais responsabilidades e cobranças por ser reeleito
Dos prefeitos eleitos em 2020 na área de cobertura do Jornal Ibiá, Clauro foi o único que assumiu um segundo mandato. Como ele observou, isso representou um aumento na responsabilidade. “Com a reeleição a gente tem que dar continuidade para aquilo que foi feito”, resumiu. Segundo o prefeito, isso demanda mais investimentos, inclusive porque há por parte da população uma demanda por aperfeiçoamento e melhorias para o Município.

Clauro destacou que reeleição aumentou sua responsabilidade e também as cobranças

Clauro disse que nesse primeiro ano de gestão ao lado de Patrícia buscou repetir a fórmula que deu certo nos quatro anos de comando do Executivo brochiense ao lado de Fernando Aurélio Braun: ter um trabalho voltado para a gestão econômica. “Trabalhando a economia tu consegue ter condições de fazer investimentos ou contrapartidas ou pagar reequilíbrios de obras, com isso dando melhorias para toda a população”, explicou.

Para Clauro, 2021 terminou de maneira positiva, com o Executivo não tendo dívidas e com dinheiro em caixa. “Que é o necessário para manter uma administração boa”, ressaltou. Entre as conquistas, ele destacou algumas obras entregues – como a quadra poliesportiva coberta da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Erni Oscar Fauth – e também a conquista de credibilidade e aceitação junto à comunidade.

Foco em 2022 é na conclusão e início de obras
Segundo o prefeito de Brochier, 2022 deve ser um ano marcado tanto pela conclusão quanto início de obras. Entre as obras que Clauro prevê iniciar estão as do programa PavimentaRS, do Governo Estadual. Outra grande meta é dar continuidade às obras da Transcitrus. “A esperança nossa é viabilizar e, talvez, terminar essa rodovia tão importante para a ligação do Vale do Taquari com o Vale do Caí”, comentou.

O chefe do Executivo brochiense lembrou que em 2021, em visita à região, houve promessa da liberação de verbas para a Transcitrus por parte do ministério do Turismo. Ainda é necessário asfaltar 3,7 quilômetros de estrada para concluir a ligação entre Brochier e Poço das Antas. “É 2,2 quilômetros de Linha Pinheiro Machado a Novo Paris e de Novo Paris a Poço das Antas é mais 1,5 quilômetro”, detalhou.

Outras obras de asfaltamento que Clauro prevê para 2022 serão realizadas com apoio da articulação política de vereadores, que conseguiram emendas parlamentares. O prefeito destacou também que o valor de uma dessas emendas será utilizado para substituir a última ponte de madeira das estradas municipais do interior, na localidade de Água Fria, por um de concreto.

Entre os projetos em conclusão, Clauro destacou que estão sendo finalizadas as obras do programa Avançar Cidades e o fechamento do ginásio da escola de Linha Pinheiro Machado. Clauro também informou que uma ambulância já adquirida pelo Município deve ser entregue nos primeiros meses de 2022.

Como estão promessas de campanha
Criação do “Fundo Rotativo para Melhorias em Infraestrutura”: segundo Clauro, essa proposta já está em funcionamento. Inclusive, foi dela que saíram os R$ 390 mil de contrapartida da Prefeitura para o projeto aprovado no programa PavimentaRS. Pequenas obras de pavimentação e o reequilíbrio pedido por empresas também estão sendo pagos com recursos do fundo.

Incentivo à criação de agroindústrias: o prefeito ressaltou investimentos feitos em prol da Associação de Fruticultores da Agricultura Familiar de Brochier (BrochierCitrus) como uma pavilhão construído e cedido para a entidade e a aquisição de máquinas para a produção de suco. Clauro também disse que um novo pavilhão está sendo construído e deve ser cedido para uma cervejaria, que, enfatizou, não deixa de ser uma agroindústria. “A gente quer incentivar outras agroindústrias para se instalarem no Município ou se criarem dentro do Município e no que for possível o Município vai estar, sim, ajudando”, reforçou.

Criação de um plano diretor: Clauro planeja que 2022 traga avanços para esse projeto. Segundo ele, houve tentativas de contato com empresas que elaboram esse tipo de plano, mas sem retorno. Sua ideia é trabalhar mais fortemente em cima disso. Ele ressaltou que tem como objetivo deixar o plano diretor pronto e alinhado para o próximo prefeito trabalhar em cima dele ou, quem sabe até 2024, ele e Patrícia já estarem com ele pronto e trabalhando em cima do plano diretor. “Esse é um desejo e um compromisso meu”, reiterou.

Atenção para com a seca
Ao comentar sobre um alerta publicado em redes sociais da Prefeitura sobre a necessidade de usar a água com consciência, Clauro revelou preocupação com a falta da chuva. Se persistir, a estiagem pode causar impactos no fornecimento da água potável para humanos e também para o uso agrícola.

O prefeito destacou ações que o Executivo vem tomando para minimizar os efeitos da falta de chuvas. Boa parte delas está sendo desenvolvida com recursos da Consulta Popular, que viabilizam a abertura de micro-açudes e construção de cisternas. Clauro reforçou que a Prefeitura também trabalha há anos na expansão da rede de água.

Deixe seu comentário