Grupo “A Tarde é Nossa” apresentou as danças “Kikeriki”, “Italiener” e “Stern Polka”

Tradição. Talentos locais atraíram o público ao evento

Nem o tempo chuvoso foi capaz de ofuscar o retorno presencial da Kulturtreffen de Brochier na tarde deste sábado, 28, no Ginásio Municipal Darcy Fetzner. Com apresentações de encher os olhos, o evento manteve o legado de excelente recepção no município, reunindo a comunidade para a promoção da arte, cultura e tradições de Brochier.

Após dois anos sem encontro presencial, devido à pandemia da Covid-19, a 20ª edição da Kulturtreffen foi comemorada entre os presentes. “Esse é um incentivo a mais para as pessoas que estavam isoladas todo esse tempo dentro das suas casas não podendo sair. E a gente vê nas pessoas aquela vontade de sair de casa de novo, de se apresentar e de ensaiar”, comenta o prefeito do Município, Clauro Josir de Carvalho.

No mesmo ano em que a Kulturtreffen comemora 20 edições, a Orquestra Municipal de Brochier também. Nos embalos de músicas famosas, o grupo ressaltou através desta arte as origens francesa, italiana e alemã no município.

O grupo “A Tarde é Nossa” também se fez presente, e as integrantes dançaram tradicionais canções alemãs ao ritmo de palmas e sorrisos do público. No grupo há seis anos, a presidente e primeira-dama, relatou que o grupo é muito importante para a vida das integrantes. “E eu estou adorando, já não vou mais sair”, complementa.

Fundado em 1996, o grupo que cultua as tradições alemãs retornou as atividades presenciais após o isolamento no mês de março, e desde então já participou de diversos eventos em cidades da região. “Quando nós recomeçamos em março eu estava com seis dançarinas, e antes era mais de 20, daí fui correndo atrás para conseguir mais. Hoje a gente tem de novo mais de 20 integrantes”, conta Mariana.

A vice-prefeita e secretária da Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Patrícia Cristina Henz Schommer, ressaltou no evento, o objetivo da Kulturtreffen “É valorizar a nossa arte e a nossa cultura, ressaltando as diversas manifestações artísticas existente em nosso município. E esse seria o momento ideal para a gente conseguir fazer esse movimento de retomada e incentivo para todos os grupos”, concluí.

As atividades seguem na segunda-feira, 30, com Encontro de Coros, que ocorre a partir das 19h30min, no Auditório Municipal Walter Arno Nabinger, localizado junto à Prefeitura. O evento terá participação de corais brochienses e de grupos convidados de outras cidades. A entrada é gratuita mediante doação de alimentos não-perecíveis ou produtos de higiene e limpeza, que serão entregues para entidades do município.

Deixe seu comentário