Naturovos recebia visitas de estudantes da região antes da pandemia

Cuidar do Meio Ambiente é cada vez mais urgente em todo o mundo. E por isso, é também um dos pilares da Naturovos, de Salvador do Sul. A empresa de alimentos acredita em sua responsabilidade socioambiental e conta com diversas iniciativas voltadas à preservação da natureza. Uma delas é a estação de tratamento de água. Nela, todos os padrões de potabilidade são monitorados e avaliados diariamente, garantindo, assim, o consumo seguro tanto para as galinhas, quanto pra o uso na empresa.

Nos processos, a água descartada é 100% tratada. O chamado efluente é tratado biologicamente, sem uso de produtos químicos. Durante este processo, é produzido o gás metano, que em breve será aproveitado como calor e energia na Naturovos. Assim, a empresa aproveita ao máximo todos os recursos que são utilizados. Sem contar que a instituição investe constantemente na melhora contínua dos processos e busca sempre inovar através da parceria com universidades e também empresas especializadas, claro, seguindo sempre as legislações e licenças ambientais que regulam a operação.

Na foto, o efluente antes e depois do tratamento, seguro para retornar à natureza. Fotos: divulgação Naturovos

Wetland é um projeto que atua como filtro natural simulando um banhado. E é lá que acontece a limpeza final de tratamento do efluente, antes do retorno ao açude. Em uma lagoa ecologicamente projetada, as plantas e as camadas de areia e pedras fazem a limpeza, permitindo o retorno do efluente de forma segura à natureza. Em 2018, o sistema Wetland para tratamento de efluentes deu à Naturovos o 1º lugar na categoria Gestão Ambiental e Sustentabilidade do prêmio Talentos da Avicultura, prêmio promovido pela Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav).

Além de sua função dentro do sistema de tratamento de efluentes, o Wetland também tem caráter educacional. Desde 2016, escolas da região visitam a Naturovos, onde as crianças até o 4º ano aprendem sobre a empresa e o meio ambiente. Essa prática, porém, está suspensa temporariamente devido à pandemia do coronavírus.

Deixe seu comentário