Há cerca de 10 anos a EMEF Pedro João Müller, de Costa da Serra, tem trabalhado no projeto de uma trilha ecológica na área que fica nos fundos da instituição. A iniciativa surgiu com a ideia de complementar a educação ambiental, que já era trabalhada na escola com a horta, separação dos resíduos sólidos e um sistema de reaproveitamento de água.
“A escola tem uma área de mais de 5 hectares com nascente e mata, então pensamos em aproveitar esse espaço para estudar a fauna e a flora da nossa região com os alunos”, comenta a vice-diretora, Angelita Lopes de Moura. O primeiro passo foi colocar o projeto da trilha ecológica no papel, o que foi realizado com a ajuda de professores e da equipe diretiva. “Faz bastante tempo que a gente vem lutando para que a trilha se concretize. Esse processo iniciou por volta do ano de 2014”, enfatiza Angelita.
A Casa João de Barro, que fica dentro do pátio da instituição, foi escolhida como ponto de partida da trilha. O pássaro é muito comum na região da Costa da Serra, por isso deu nome tanto ao espaço como à trilha. “A trilha foi um sonho que foi sendo construído por muitas mãos, por muitos professores, outras direções, até chegar neste momento que a gente está começando a usufruir”, pontua a diretora da escola, Janice Becker.
Em sala de aula, o tema ambiental é trabalhado com os alunos desde as séries iniciais. “No ano passado, o 2º ano fez o projeto científico sobre o cupim. Nós fomos na trilha e encontramos eles na natureza. Então, sempre temos esse objetivo de colocar a trilha nas atividades que envolvem meio ambiente”, enfatiza Angelita. A questão ambiental também é trabalhada de forma mais aprofundada com as turmas de 6º ano, na disciplina de ciências, que tem a temática contemplada no currículo escolar.
A ideia é que a trilha possa ser usada futuramente também por outras escolas, principalmente aquelas que ficam em localidades próximas da Costa da Serra. “Nós temos a riqueza de ter alunos de outras comunidades, que vêm cursar as séries finais aqui na nossa escola. Então, queremos que esses meninos e meninas tenham a oportunidade de conhecer esse espaço que os nossos alunos das séries iniciais já viveram e já trabalharam”, finaliza Janice.
Alunos fizeram trilha e receberam orientações do Meio Ambiente
Aprender sobre a flora, a fauna e a importância do cuidado com o meio ambiente. Esses foram alguns dos temas trabalhados com os estudantes da EMEF Pedro João Müller durante uma caminhada pela trilha ecológica realizada no início do mês, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA). A área de preservação permanente, que fica nos fundo da escola, conta com nascente e um riacho.
No trajeto de cerca de cerca de um quilômetro, os estudantes aprenderam mais sobre os cuidados com a natureza e a importância da preservação do espaço. “Espera-se que esses jovens se tornem agentes multiplicadores, compartilhando os conhecimentos adquiridos e inspirando outras pessoas a adotarem práticas sustentáveis em suas comunidades”, ressaltou o secretário de Meio Ambiente do Município, Ronei Cavalheiro.
A chefe do setor de educação ambiental da SMMA, Joana Mara dos Santos, apresentou para os alunos conhecimentos sobre as diferentes espécies de plantas na região e a importância do equilíbrio da natureza. “O que a gente pode fazer na nossa casa é separar o lixo e não colocar na natureza esses resíduos para não poluir um local como esse, que ainda está intacto. Poucas pessoas andam por aqui, então é uma mata bem preservada”, destacou.
Para Joana, espaços como a trilha da escola Pedro João Müller são fundamentais para se trabalhar a temática ambiental com os alunos desde a infância, contribuindo assim para a formação de uma geração de adultos mais conscientes. “Nós estamos construindo um futuro melhor com as nossas atitudes hoje, cuidando do meio ambiente e preservando a natureza. Vocês, alunos, vão poder mostrar para as futuras gerações que ajudaram a cuidar e preservar deste local”, concluiu.