Parque Centenário é o ponto de encontro de muitos montenegrinos aos finais de semana

A estação mais quente do ano começa em menos de um mês e as altas temperaturas são um convite para as pessoas buscarem espaços de lazer e tranquilidade, como praças, clubes e locais para se banhar. Após um ano de atividades e lugares restritos por causa da pandemia do novo coronavírus, o Verão de 2021/2022 tende a ser “melhor” aproveitado pela população – com responsabilidade e todos os cuidados necessários.

Montenegro possui inúmeras opções de lazer, que podem ser exploradas pela população nos meses de calor. É fundamental que o público valorize e cuide desses locais, não só para deixá-los mais agradáveis esteticamente, mas também para preservar o meio ambiente. Atitudes simples, como colocar o lixo no lixo, fazem a diferença para tornar a cidade mais limpa e atrativa.

Na última semana, o diretor de Turismo Jaime Büttenbender recolheu várias sacolas de lixo que haviam sido descartados no Rio Caí. Foto: arquivo pessoal / Jaime Büttenbender

“Acredito que o mais importante que a população pode e deve fazer para colaborar com a preservação dos espaços públicos da cidade, é cuidar com a destinação correta dos seus resíduos dentro desses espaços, lembrando que resíduos sólidos acabam nos cursos hídricos e posteriormente no rio Cai. Para se banhar, por exemplo, deve estar ciente quanto à balneabilidade dos locais” enfatiza José Clébio Ribeiro da Silva, secretário municipal de Meio Ambiente.

Uma das novidades da cidade para este Verão é a reativação do Balneário Municipal Afonso Kunrath, o Baixio. Apesar de ainda não haver liberação para banho, o local já está disponível para a população fazer churrasco e aproveitar a valiosa sombra que o espaço oferece. “Vamos colocar uma placa alertando o público de que não há guarda-vidas. Estamos trabalhando para terminar os banheiros e colocar eles para funcionar. Acredito que estarão em condições de uso daqui um mês”, explica Jaime Büttenbender, diretor de Turismo do Município.

“As pessoas têm que sentir pertencimento à cidade, amor à cidade. Quando tu vai a uma cidade turística, chega lá e está limpo. Logo, tu mantém limpo. Porém, na tua cidade, tu acaba sujando. Faço um apelo aos pescadores, para não descartar os materiais utilizados para a pesca no nosso rio. Desci do Passo do Manduca até o Cais recolhendo lixo com o caiaque. Foram várias sacolas cheias de lixo, a maioria eram garrafas pet, pedaço de rede, iscas, potinhos de isca, garrafas de bebida alcoólica e sacolas”, relata Jaime.

Outra atração promovida pela atual Administração é a Rua do Lazer, que acontece sempre aos domingos, na Osvaldo Aranha. A Prefeitura bloqueia o trânsito das 9h às 19h, entre o Eco Motel e a rua Aloys Jacob Kerber, no sentido ERS-240/Centro. A outra faixa tem passagem dupla, a fim de não interromper o trânsito. A Rua do Lazer é destinada às famílias e praticantes de esporte, que podem aproveitar a via para momentos de lazer, com maior segurança.

Confira algumas opções de lazer em Montenegro para aproveitar na estação mais quente do ano:

Dicas de turismo sustentável
Para quem vai passar o verão em Montenegro, segue abaixo algumas dicas de turismo sustentável, conceito que busca preservar a natureza, reduzindo os danos ao meio ambiente, além de incentivar o desenvolvimento da economia local:
– Deslocamento a pé ou de bike: realizar os trajetos dos passeios a pé ou em bicicleta evita a emissão de gás carbônico.
– Descarte do lixo no local apropriado: não é raro ver embalagens e latinhas no chão quando vamos a um espaço público. Por isso, sempre é válido levar uma sacolinha para colocar o lixo quando for ao Morro São João ou à Estação da Cultura, por exemplo.
– Fortalecimento do comércio local: a população pode valorizar o trabalho de artesãos locais, a fim de gerar renda e estimular a economia da cidade.

Deixe seu comentário