Castração ajuda no controle populacional e de zoonoses

O Dezembro Verde é o mês reservado para tratar das causas animais e dar visibilidade a problemas como maus tratos e abandono. Um dos pontos principais para evitar tais situações é a castração de cães e gatos, que reduz a superpopulação e o consequente abandono, que geram impactos também ao meio ambiente.

De acordo com o Brasília Ambiental – órgão do Governo Federal -, o impacto da invasão de espécies domésticas/invasoras é considerado a terceira maior ameaça às espécies nativas, depois da superexploração e da destruição do habitat, fazendo com que a castração de animais de rua seja uma forma de, também, reduzir o impacto ambiental. Esses animais podem afetar a dinâmica ecológica de diferentes formas, seja através da ação predatória sobre outras espécies ou na transmissão de doenças como raiva, cinomose, leishmaniose, parvovirose, toxoplasmose, entre outras, quando não são vacinados.

Com o objetivo de auxiliar o controle populacional dos animais, a Prefeitura de Montenegro segue com o programa de castração ativo no município desde 2020. De julho a novembro deste ano, foram 749 cães e gatos atendidos e, até o fim de dezembro, mais 100 animais devem ser castrados. O único requisito exigido é que o animal seja adotado.

Castração e vacinação reduzem superpopulações e risco de doenças transmitidas pelos animais de rua

Quem tiver interesse em castrar seu bichinho deve ir até a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), localizada na rua Cel. Apolinário de Moraes, 1705, de segunda a sexta-feira, das 8h 12h das 13h às 16h30min, portando apenas a cópia do documento de identificação com foto do tutor, cópia do comprovante de residência e uma foto impressa do animal. Lembrando que a castração é indicada para cães e gatos a partir dos cinco meses de idade.

Taís Führ, secretária do Meio Ambiente, afirma que iniciativas como o Fórum do Bem-Estar Animal, ocorrido no último sábado, 10, na Câmara de Vereadores de Montenegro, dão visibilidade para a causa animal. Segundo a secretária, esse evento expôs avanços da secretaria, entidades animais e projetos futuros. Desde o início do projeto, em 2020, mais de 959 animais já foram castrados, sendo 30 realizadas em 2020; 120 em 2021 e 809 em 2022 que ainda não chegou ao fim. Os números mostram crescimento ano a ano. “Para o ano de 2023, temos uma previsão média de contemplar a castração mensal de 100 animais, além de oferecer serviços de medicação e procedimentos a cães e gatos que estiverem em situação de abandono, maus tratos e vítimas de acidentes. Este serviço atualmente se encontra em tramitação entre os setores da Prefeitura, para posterior publicação de chamamento público de empresas que queiram participar do certame”, acrescenta Taís.

O 1º Fórum do Bem-Estar Animal, teve, como palestrantes, vereadores de Canoas e Sapucaia do Sul, que pautaram legislação e políticas públicas sobre o tema. A veterinária Cláudia Carvalho Franco da Silva também fez parte do momento, reiterando a importância da vacinação, desverminação e formas de tratamento para animais em recuperação.

Últimas Notícias

Destaques