Praia do Paiol fica situada em Pareci Novo e é conhecida por ser uma praia natural de grande extensão

Formado a partir da paixão de seus integrantes por esportes ligados à natureza, o grupo Extra Eco Adventures defende a valorização de pontos de Montenegro e outros municípios do Vale do Caí para o turismo e a preservação, destacando as práticas esportivas e os cuidados com o meio ambiente. Recentemente, o grupo lançou o Guia de Remo no Vale do Caí, um e-book que pode ser baixado de forma gratuita através do site www.commais.net.

Neste acervo digital, a população pode conferir dicas de aventura e curiosidades sobre o Rio Caí, além de conhecer pontos turísticos e ver distâncias entre as cidades do Vale do Caí e seus principais acessos. O grupo foi fundado em 2018, por Fábio Fell. Pouco antes de a pandemia chegar ao Brasil, Sandro Müller, um dos membros, teve a ideia de colocar o projeto do e-book em prática.

Grupo batizou de Maria Beach o trecho localizado no Morro da Mariazinha, em Montenegro

“A ideia do projeto é contar um pouco do nosso estilo de vida no Rio Caí. Era possível notar a necessidade crescente de busca a uma vida mais natural, muitas famílias subindo o morro, buscando o meio ambiente em meio à pandemia”, ressalta Sandro, que acreditou, no final de 2020, que o formato e-book seria o mais adequado para contar essas histórias, a fim de apoiar o início deste contato da população com o Rio Caí.

As imagens que estão no livro digital são de experiências próprias dos membros do grupo, enquanto as dicas surgiram a partir das dificuldades encontradas pelos integrantes no começo. “A partir das rotas propostas entre as seis cidades (Montenegro, Pareci Novo, Capela de Santana, Harmonia, São Sebastião do Caí e Bom Princípio) e acessos usuais, junto a curiosidades como médias de km/h, mais pessoas, principalmente as que não conhecem nada do nosso rio, poderão traçar objetivos de menos para mais distâncias”, acrescenta Sandro.

Murilo Avila gosta de analisar as características de cada local

Integrante do Extra Eco Adventures, Murilo Avila esteve em todos os lugares citados no e-book e detalha os aspectos que mais lhe chamam a atenção. “Curto muito analisar a diferente vegetação, o tipo de terreno, força e fluxo da água em diferentes alturas do rio. Gosto de dizer que tenho um olhar de observação naturalista bem aguçado”, declara.

Murilo salienta que, em cada trecho do rio, as características mudam consideravelmente. Em Bom Princípio, por exemplo, o fundo do rio é praticamente cascalho, há corredeiras, enormes paredões nas encostas e pouquíssima vegetação e areia. Já em Harmonia, onde existe até ilhas naturais, o rio passa a real sensação de descida, com uma grande inclinação.

Em São Sebastião do Caí, o rio é mais fundo em alguns pontos e há poucas praias naturais nas encostas, apenas barrancos. No trecho de Pareci Novo, há muito morro de vegetação nas encostas, árvores, paisagens deslumbrantes e praias de areia mais grossa. Já em Montenegro, Murilo considera a Maria Beach seu trecho preferido, pela história e também por ser um local onde busca remadas.

Deixe seu comentário