Rio Grande do Sul é um dos estados que terá os celulares bloqueados

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que, a partir do próximo sábado, 8, os celulares irregulares (piratas) serão bloqueados em 10 estados brasileiros. Os usuários já estão sendo notificados por meio de SMS que o aparelho será bloqueado. De acordo com a Anatel, a medida visa combater o uso de equipamentos falsificados ou com IMEI (número de identificação do celular) adulterado, clonado ou outras formas de fraude.

A medida também busca inibir a comercialização de aparelhos móveis não homologados no Brasil. Os estados que terão os celulares bloqueados a partir do próximo dia 8 são Acre, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e Tocantins.
Para saber se o número de IMEI é legal, basta discar *#06#. Se a numeração coincidir com a que aparece na caixa, o aparelho é regular. Caso contrário, há uma grande possibilidade de ser irregular. A Anatel divulgou ainda que o usuário de serviço móvel com situação irregular deve procurar a empresa ou pessoa que vendeu o aparelho e buscar seus direitos como consumidor.

Deixe seu comentário