IPVA,cobrança
Foto: Leandro Osório/ Especial Palácio Piratini

O prazo para pagar o IPVA 2017 com desconto máximo de 20,8% termina nesta próxima sexta-feira. No mesmo dia vence a última parcela para os motoristas que dividiram o imposto em três vezes. Já na próxima semana, inicia o calendário conforme o final da placa do veículo que, a exemplo do ano passado, está limitado ao longo do mês de abril. A primeira data-limite é para numeração da placa que termina em 1.

Até o momento, 46,5% dos contribuintes estão em dia com o IPVA 2017, alcançando uma arrecadação bruta de R$ 1.187.014.960,78. Metade destes valores são creditados de maneira automática para as prefeituras conforme o munícipio de emplacamento do veículo. O desconto máximo definido para o mês de março compreende o abatimento de 1% sobre o valor do imposto e mais os benefícios dos programas do Bom Cidadão e do Bom Motorista.

Os condutores que não receberam multas nos últimos três anos, terão dedução de 15% – para quem não foi multado há dois anos, o índice é de 10% e quem ficou um ano sem infrações, o abatimento é de 5%. O desconto do Bom Cidadão, por sua vez, dará aos proprietários de veículos que acumularam no mínimo 100 notas fiscais no programa Nota Fiscal Gaúcha mais 5% de desconto, válidos para pagamentos antecipados ou não.

Serviços

A Receita Estadual disponibiliza através do site da Secretaria da Fazenda a nova consulta simplificada do IPVA. Informando a placa e o Renavam, os usuários poderão verificar, através do recurso, todas as informações necessárias para a regularização do veículo.

O novo mecanismo reúne as informações em uma mesma base de dados, sem a necessidade do proprietário ter conhecimento prévio sobre a situação do débito (se pendente de pagamento ou em dívida ativa) para uso do serviço. Além disso, o formato disponibiliza links para pagamento e parcelamento, emissão de guia e outras informações sobre o veículo, de modo a facilitar a realização dos procedimentos para os contribuintes.

Saiba mais
O IPVA 2017 deve ser pago por todos os proprietários de veículos automotores fabricados a partir do ano de 1997.

Como pagar?
Para realizar a quitação do imposto, o proprietário deverá apresentar certificado de registro e licenciamento de veículo. Junto com o IPVA, é possível pagar o seguro obrigatório (DPVAT), licenciamento e multas de trânsito.

Onde pagar?
No Banrisul, Bradesco, Itaú, Sicredi, Caixa (loterias) e Banco do Brasil (somente para clientes).

Compartilhar

Deixe seu comentário