Ação ocorreu em ocasião do Dia Internacional da Criança Desaparecida, reforçando campanha em parceria com shopping da capital - Foto: Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil encontrou, nesta quinta-feira (25), 41 crianças e adolescentes desaparecidas em Porto Alegre durante mutirão em ocasião do Dia Internacional da Criança Desaparecida. A ação marcou o lançamento de campanha da corporação, em parceria com o Shopping Total, para localizar desaparecidos e evitar novos casos. Pelo menos 20 agentes divididos em cinco equipes efetuaram as buscas em vários bairros.

Segundo a diretora do Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (Deca), delegada Adriana Regina da Costa, foram mais de 1.350 ocorrências desaparecimentos na capital em 2016, resultando em 1.004 localizações. “Os pais ou responsáveis devem comunicar imediatamente a delegacia policial mais próxima ou o Deca. Quando encontrada, também é muito importante avisar as autoridades”, orienta. Dos 367 registros de sumiço este ano, 343 terminaram com sucesso.

Prevenção
No térreo do Shopping Total, um balcão de informações e um totem com fotos (renovadas de 15 em 15 dias) estão disponíveis para auxiliar na localização de pessoas. Um material informativo também é distribuído orientando pais e responsáveis sobre como agir em eventual desaparecimento dos filhos.

O 25 de maio foi conhecido mundialmente como o Dia da Criança Desaparecida devido ao desaparecimento em 1979 do pequeno Etan Pats, de 6 anos, quando caminhava a caminho da escola pelas ruas de Nova York. Ele jamais foi localizado. No Rio Grande do Sul, mais da metade dos casos envolvem crianças e adolescentes.

Os telefones para denúncia e registro são o (51) 9 8418-7814 e o 0800-6426400.

Deixe seu comentário