Gripe Aviária: 20 países suspenderam exportação

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informou nesta segunda-feira, dia 19, a suspensão da exportação de carne de aves por 20 países. México, Coreia do Sul, Chile, Canadá, Uruguai, Malásia e Argentina manifestaram pela suspensão da importação da carne de aves de todo o Brasil; enquanto para China, União Europeia, África do Sul, Rússia, Peru, República Dominicana, Bolívia, Marrocos, Paquistão e Sri Lanka a suspensão para todo o território nacional foi aplicada em atendimento aos requisitos sanitários em protocolos assinados com esses países parceiros.

De forma regionalizada, Reino Unido, Cuba e Bahrein suspenderam o estado do Rio Grande do Sul. Diversos outros países aplicam a restrição apenas à área afetada em Montenegro. Neste caso, o Mapa afirma que não gera impactos comerciais, já que não há estabelecimentos exportadores localizados dentro do raio do foco.

Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, ao centro, reafirmou o compromisso do Brasil com a transparência e a robustez de seu sistema sanitário. Foto: divulgação Mapa

O Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, ressaltou, em coletiva com a imprensa, que essa lista é dinâmica e é revisada diariamente, tendo em vista as tratativas em curso com os países parceiros, nas quais são apresentadas todas as ações que estão sendo executadas para erradicar o foco. Novas atualizações serão publicadas no site, com o objetivo de garantir transparência sobre a situação. Questionado, Fávaro também avaliou que o mercado interno não deve perceber uma queda substancial dos preços. Sobretudo ovos, aponta que o maior comprador que é os Estados Unidos não suspendeu negócios.

Cinco suspeitas em investigação

Nesta manhã de terça-feira, dia 20, no painel “Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves”, do Mapa e seus laboratórios, conta 5 investigações em andamento para suspeitas de Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves, realizadas pelo Serviço Veterinário Oficial. Durante a coletiva de segunda-feira, os técnicos da pasta salientaram a normalidade destas ocorrências de suspeitas, sendo que somam 2.925 investigações realizadas desde maio de 2023, data em que o vírus da Influenza Aviária foi detectado o território nacional.

Apenas naquele ano foram 1.845 investigações de suspeitas com 650 coletas em 151 focos de Influenza em aves (148 silvestres e 6 subsistência). Os números caíram em 2024, com 1.114 investigações, 314 coletas, 15 focos suspeitos de Influenza e 1 da doença de New Castle confirmado em Anta Gorda, no Rio Grande do Sul. Neste ano já foram realizadas  309 investigações. Para configurar um caso de Influenza Aviária de alto risco é precisa uma combinação entre sintomas e alta mortalidade em campo com o diagnóstico de laboratório.

Últimas Notícias

Destaques