O sinal de TV analógico será desligado em 89 cidades do Rio Grande do Sul em 31 de janeiro de 2018. Alguns modelos de televisores, então, precisarão de um aparelho conversor, conectado a uma antena específica, que receba o sinal de TV em formato digital. Nesta adaptação, a Seja Digital, está distribuindo estes kits (conversor, antena e controle remoto) para famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal. Nesta primeira fase, 89 cidades gaúchas serão beneficiadas. Montenegro é uma delas.
Só receberão este kit sem custo, as famílias cadastradas em algum programa social do Governo Federal, como o Bolsa Família, por exemplo. Os detalhes do programa foram divulgados essa semana, em evento da Seja Digital, Ong sem fins lucrativos que é responsável pelo processo de digitalização da TV no Brasil. Interessados podem acessar o site sejadigital.com.br ou ligar para o telefone 147 para realizar o agendamento. É preciso ter em mãos o CPF ou o número do NIS cadastrado no programa social do qual a família faz parte.
Será feito, então, um agendamento com a data e o local para a entrega do kit. Nesta fase, serão distribuídos 432 mil kits no Rio Grande do Sul. Também constam na lista das cidades atendidas, Brochier, Capela de Santana, Harmonia, Pareci Novo, São José do Sul e São Sebastião do Cái, dentre outros. Uma nova fase futura deve atender o restante dos municípios.
Os televisores que necessitam adaptação com o kit são os de tubo. Os modelos de televisão de tela plana fabricados até 2010 também precisam do conversor. As TV’s fabricadas após esta data já vem com o conversor embutido, sendo necessário apenas uma antena que receba o sinal. O site da Seja Digital traz diversas dicas e, inclusive, testes que o usuário pode fazer para verificar se o seu aparelho está ou não habilitado para captar o sinal digital.