Na manhã desta quarta-feira (21), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou uma nota oficial com atualizações referentes às restrições temporárias impostas às exportações brasileiras de carnes de aves, devido à confirmação de um foco de Influenza Aviária em Montenegro. Até o momento, as suspensões estão distribuídas da seguinte forma:
Suspensão total das exportações do Brasil: China, União Europeia, México, Iraque, Coreia do Sul, Argentina, Bolívia, Chile, Uruguai, África do Sul, União Euroasiática, Peru, Canadá, República Dominicana, Malásia, Filipinas, Marrocos, Sri Lanka, Paquistão, Jordânia e Timor-Leste.
Suspensão para o Estado do Rio Grande do Sul: Reino Unido, Cuba, Macedônia, Montenegro (país), Cazaquistão, Bósnia e Herzegovina, Ucrânia, Bahrein e Tajiquistão.
Suspensão para o município de Montenegro: Japão e Arábia Saudita.
O Ministério da Agricultura e Pecuária ressalta que permanece em articulação com as autoridades sanitárias dos países importadores, prestando todas as informações técnicas necessárias sobre o caso. As ações adotadas visam garantir a segurança sanitária e a retomada segura das exportações o mais breve possível.