Usina solar fotovoltaica é inaugurada em Teutônia

A usina solar fotovoltaica instalada na sede da Cooperativa Agroindustrial São Jacó (Cooperagri), de Teutônia, foi inaugurada pelo governador José Ivo Sartori na sexta-feira (15). O evento ocorreu na sede da cooperativa e contou com a presença de autoridades – entre elas o presidente da Emater/RS, Iberê Orsi, e o secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Tarcísio Minetto, representantes de entidades ligadas ao meio rural, extensionistas e agricultores.

Instalada em uma área de 850m², a usina representará uma economia de cerca de 50% da demanda energética da entidade. “Fora o fato de o empreendimento estar colaborando com o meio ambiente e com o desenvolvimento rural sustentável”, destaca a gerente da Cooperagri, Cristiana Terra. Com aporte financeiro do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper) no valor de R$ 499.800,00, a dívida poderá ser quitada em até cinco anos, com direito a bônus adimplência de 80%.

O fato de esta ser a primeira usina de energia fotovoltaica instalada no Vale do Taquari foi motivo de celebração por parte das autoridades presentes. “Esse é um projeto importante para a extensão rural e para os agricultores já que beneficia o coletivo”, salientou o presidente da Emater/RS, Iberê Orsi. Em sua fala, destacou também o acesso às tecnologias disponíveis como uma alternativa para a redução de custos. “Fora o fato de que este empreendimento produz energia num método limpo e sem agredir o meio ambiente”, completou.

O secretário Tarcísio Minetto valorizou o projeto realizado pela Emater/RS-Ascar em parceria com a empresa Solbras e com a prefeitura de Teutônia e que representará uma economia mensal aproximada de R$ 5 mil. Já o governador do Estado José Ivo Sartori destacou a importância de um projeto que “olha para o futuro”. “É o tipo de ação que nos enche de orgulho e de satisfação e que tem a ver com as mudanças tão necessárias para que possamos investir e ser eficientes ao mesmo tempo”, ponderou.

A usina de energia fotovoltaica possibilita a produção de energia para qualquer atividade, como irrigação, secagem e armazenagem de grãos, estufas, criação intensiva de animais e agroindústrias, entre outras. “Tudo sem impactar o meio ambiente, com diminuição de custos de produção e melhoria do planejamento e da gestão da cooperativa pelos agricultores”, destaca o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Marcelo Brandoli, que reforça ainda o fato de os equipamentos não dependerem de rede elétrica pra funcionar, podendo ser instalados em lugares sem acesso à eletrificação.

Últimas Notícias

Destaques