Citros é uma força da agricultura familiar no Vale do Caí. Foto: Arquivo Jornal Ibiá

A Abertura Estadual da Safra de Citros retorna com formato presencial após dois anos sendo realizada online. No dia 1º de julho, autoridades, produtores rurais, comerciantes e a comunidade poderão saborear a fruta no sol e em meio aos pomares. A propriedade anfitriã será a fazenda da empresa Biocitrus, na Comunidade da Fortaleza. O evento iniciará às 13h30min, e o clima de reencontro permitirá até um “bailinho” com a Banda Hoppus.

Será a 22ª edição deste evento que celebra os valores e as potencialidades do meio rural. Conforme dados da Emater em Montenegro, na safra 2021 foram colhidas cerca de 43 mil toneladas de citros no município. Para a colheita 2022 a expectativa é que 45.900 toneladas de bergamota sejam comercializadas pelos produtores. O município possui uma área total de 2.700 hectares cultivados com variedades da fruta típica do Inverno. Para o próximo ano, a expectativa é que este número aumente, visto a grande quantidade de pomares que estão sendo implantados no interior do município.

A Abertura Estadual da Safra de Citros será uma realização da Prefeitura Municipal de Montenegro, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e da Biocitrus. O apoio é da Ecocitrus, Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS), Emater-RS e Grupos Organizados do Lar (Gol’s), Centro de Treinamento de Agricultores de Montenegro (Cetam), Associação de Citricultores de Campo do Meio (Citrus Campo) e Associação Montenegrina de Fruticultores. (RE)

Deixe seu comentário