Defesa Civil confirmou ontem que 200 casas foram totalmente destruídas pelo forte temporal do último domingo Foto: Prefeitura de São Francisco de Paula

Emergência. Prefeitura espera recursos federais e já começou a distribuir telhas aos atingidos pelo tornado

A previsão é de que São Francisco de Paula leve até seis meses para se recuperar dos estragos causados pelo forte temporal que atingiu o município serrano no último domingo. A expectativa foi externada ontem pela Defesa Civil do Estado, através do tenente-coronel Jarbas Trois de Ávila.

“Estamos focando no atendimento das vítimas e na recuperação das casas. O município deu um prazo de seis meses para regularizar a situação, acreditamos que seja um período razoável para a recuperação”, afirma o subchefe da Defesa Civil. Na opinião dele, os serranos foram acometidos por um misto de vários fenômenos adversos.

A união de ventos que ultrapassaram os 100 quilômetros por hora, tempestades severas e chuvas intensas com raios atingiu pelo menos 400 residências. Dessas, 200 foram completamente destruídas, e o restante interditado para uso. A prefeitura decretou situação de emergência. Doações ainda podem ser feitas.

Também foram atingidas por temporal as cidades de Santa Maria, Santo Antônio da Patrulha, Maquiné, Cristal e Camaquã. A Defesa Civil já visitou todos estes municípios, que ainda não precisaram declarar situação emergencial. “Além de São Francisco, nós também estamos acompanhando os demais. No momento em que algum destes decretar situação de emergência, entramos imediatamente com a ajuda humanitária”, destaca Ávila.

A Defesa Civil trabalha com a constante preparação dos municípios para fenômenos climáticos. Diariamente, nove municípios são visitados pela instituição com o objetivo de orientar sobre eventos adversos. O órgão também promove o Projeto Capacitar, que atua na prevenção e preparação das comunidades.

Contas para doações em dinheiro
Caixa Econômica Federal: Agência 0507 – Op.006 – Conta. 71002-0
Banco do Brasil: Ag. 0724-2 – Conta 5000-8
Banrisul: Ag. 0931 – Conta 040958460-1

As contas então estão nos nomes de:
Doação Vendaval São Francisco de Paula RS
Prefeitura Municipal de São Francisco de Paula
CNPJ: 88.756.879/0001-47

 

Deixe seu comentário