Objetivo é traçar o perfil de consumo de clientes de baixa tensão através da instalação de medidores eletrônicos

A RGE Sul está promovendo de abril a julho a Campanha de Medidas 2017. Uma das etapas dessa campanha é a instalação de medidores especiais que fazem a coleta de informações para o atendimento de normas e exigências estabelecidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL. Essa iniciativa tem por objetivo garantir a qualidade e o controle do serviço de distribuição de energia elétrica.

Além disso, para definir a estrutura e as modalidades tarifárias é preciso conhecer os custos dos clientes de cada subgrupo tarifário. Esses custos dependem da hora de carregamento e da forma da curva de carga das redes e consumidores. Ou seja, dependendo do horário de consumo o custo pode ser maior ou menor.

Como o estudo da curva de carga de todo o universo de consumidores e de todos os elementos da rede é inviável devido ao alto custo de medição e à dificuldade de se analisar uma massa tão grande de dados, usa-se a tipologia que visa reduzir esse universo por meio da análise dos comportamentos mais incidentes e distintos de uma população. Essa análise é realizada através de amostragem, uma vez que a maior parte dos consumidores e das redes não possui medição sistemática de curva de carga e a instalação de equipamentos eletrônicos em todos estes pontos, além de ser economicamente inviável, é desnecessária.

A caracterização da carga pode ser obtida através da Campanha de Medidas, cuja análise se baseia em uma amostra representativa da população e na instalação de medidores eletrônicos exclusivamente para a coleta destas informações. Esse trabalho será executado em 36 municípios da área de concessão da RGE Sul, somente com clientes de baixa tensão, onde se incluem os residenciais. A participação não é obrigatória.

A MGE MEDIÇÕES ELÉTRICAS é a empresa parceira da RGE Sul que realizará as atividades de instalação temporária dos equipamentos destinados à Campanha de Medidas. Os funcionários estarão devidamente uniformizados e treinados para explicar os procedimentos do trabalho aos clientes.

Municípios onde a Campanha ocorrerá
Alegrete
Cachoeira do Sul
Campo Bom
Canoas
Dois Irmãos
Encantado
Estância Velha
Esteio
Estrela
Imigrante
Itaara
Itaqui
Ivoti
Lajeado
Montenegro
Morro Reuter
Novo Hamburgo
Portão
Quaraí
Rio Pardo
Rosário do Sul
Santa Cruz do Sul
Santa Maria
Santana do Livramento
Santiago
São Borja
São Gabriel
São Leopoldo
São Sebastiao do Caí
Sapiranga
Sapucaia Do Sul
Sobradinho
Triunfo
Uruguaiana
Venâncio Aires
Vera Cruz

Deixe seu comentário