O projeto busca economia de combustível e preservação do meio ambiente
A gasolina está cara e tanto ma comunidade como o meio ambiente sofrem com a emissão de gases tóxicos, tóxicos emitidos pela queima de combustível dos veículos. Foi com base nesses problemas que o comerciante de veículos Hélio Tavares, 40 anos, desenvolveu um sistema de propulsão que move o motor e que, segundo ele, pode ser agregado em qualquer carro. O triunfense conta que o sistema é composto por bateria, hidráulico e pneumático. “A minha preocupação desde o início foi criar um sistema para os motores já existentes, para que os veículos deixem de queimar combustível e de poluir os grandes centros urbanos — lugar de pouca arborização e com muitas pessoas respirando os gases tóxicos e cancerígenos”, completa.
Esse protótipo foi idealizado após a percepção de que na Europa um sistema semelhante já é utilizado nos veículos e resulta em menos gastos com o combustível. “Faz uns 10 anos que estou trabalhando nesse projeto. poderia já esta pronto a mais tempo, mas devido os recursos próprios limitados não pude concluir antes. Iniciei a realização do projeto após perceber que a pressão de ar pode fazer o mesmo trabalho do combustível sem poluir e sem dar gasto aos proprietários de veículos, o problema estava em criar um sistema para sustentação”, afirma.
No desenvolvimento do projeto, todas as peças que utilizou foram adquiridas no Rio Grande do Sul. A empresa que fez o primeiro protótipo do mundo exclusivo para este sistema esta localizado em porto alegre. O seu diferencial é ter encontrado a maneira que serve para aumentar a pressão necessária para o sistema, que ainda não tinha sido encontrado, e assim sustentar o motor constantemente.
O próximo passo é a implantação do projeto. Hélio conta que esperou finalizar todas as etapas para somente depois começar a colocar o produto à venda. “Já estou fazendo contatos com fabricantes de carros. Como sou revendedor, já ajuda muito. Pretendo agora divulgar bastante e conseguir apoio para colocar em atividade o motor”, afirma. Ele diz ainda que o mesmo protótipo que alimenta o motor pode ser desenvolvido também para aviões, mas primeiramente prefere focar nos carros.