O que preocupa agora são outros pontos críticos na Lagoa dos Patos
A operação de dragagem viabilizada pela Braskem com apoio dos seus parceiros logísticos iniciada em agosto no Canal do Furado Grande, o “Furadinho”, no Rio Jacuí, já tem permitido a passagem de navios operados pela companhia. Na última semana, navios de carga de butadieno e de etanol conseguiram atracar no Terminal Santa Clara, no Polo Petroquímico de Triunfo.
Ao mesmo tempo em que a operação melhora momentaneamente as condições de navegabilidade do Furadinho, comandantes dos navios que circulam na região têm notado uma piora em alguns locais de navegação. Há pelo menos outros quatro pontos críticos dos 18 pontos de navegação monitorados pela Braskem em parceria com a Guarita Navegação. O monitoramento ocorre ao longo de toda a extensão da Lagoa dos Patos nos 300 quilômetros entre a Região Metropolitana de Porto Alegre e Rio Grande. São eles: Piava do Meio, Pedras Brancas, Canal Leitão (localizados próximo a Porto Alegre) e o canal da Feitoria.
A dragagem no Canal do Furado Grande já retirou mais de 28 mil metros cúbicos de sedimentos de um total de 55 mil metros cúbicos previstos no projeto e deve ser concluída na metade de outubro. Em execução pela STER Engenharia, a obra visa manter as condições mínimas de navegabilidade deste trecho, de aproximadamente dois quilômetros que liga a Lagoa dos Patos ao Polo Petroquímico de Triunfo.
Autorizada pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM), Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul e Portos RS, a dragagem está sendo realizada respeitando todas as diretrizes de segurança e preservação ambiental necessárias. Segundo a Braskem, a iniciativa é pontual e não irá resolver no médio prazo a situação de calamidade vivida pela hidrovia, que se encontra em situação crítica após as enchentes de maio em virtude do acúmulo de sedimentos (assoreamento).