O ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Valter Casimiro, assinou na manhã dessa quinta-feira, 25, a ordem de início da dragagem do canal de acesso ao Porto do Rio Grande. A solenidade ocorreu no cais do Porto Novo do Porto do Rio Grande. A obra é uma das principais necessidades do complexo portuário para escoamento da produção gaúcha. Segundo o consórcio formado pela Dragabrás e Jan de Nul os trabalhos iniciam na próxima segunda-feira.
Assinaram o documento, o ministro Valter Casimiro; o secretário de Obras, Saneamento e Habitação, Rogério Salazar; o diretor de Infraestrutura Portuária e Gestão Ambiental do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Bruno Semeghini; o diretor superintendente do Porto do Rio Grande, Janir Branco; e o engenheiro Koen Robjins, representante do consórcio responsável pela dragagem.
“É motivo de muito orgulho para o porto esse momento. Ele tem um grande significado para a estrutura portuária, para o Rio Grande do Sul e para o país”, afirmou Janir Branco. Ele destacou ainda a participação ativa dos diversos técnicos da Superintendência, do apoio da Secretaria de Transportes do Estado e da Universidade Federal do Rio Grande para a obtenção da renovação da licença ambiental do complexo portuário, que foi fundamental para a posterior liberação da licença da obra de dragagem.
Rogério Salazar destacou a satisfação de estar no evento, representando o governo gaúcho, e a importância do Porto do Rio Grande para a Região Sul, estado e país. “Essa obra, de suma importância, vai aumentar significativamente o calado do porto, permitindo embarcações maiores, que vão transportar maiores volumes, mais riquezas, gerando um aumento significativo para a economia do Rio Grande do Sul”, afirmou.
O ministro Valter Casimiro destacou em sua fala a importância da dragagem para o Porto do Rio Grande. Ele salientou ainda que o benefício da obra é incalculável, tendo em vista que o valor será muito maior para o porto e todos os produtores do Rio Grande do Sul e do Brasil que utilizam o canal como porta de importação e exportação de seus produtos. “O Brasil nunca dragou tanto quanto agora, são vários portos que conseguimos dragar, destravar esses processos de dragagem, aumentando nossa competitividade no país inteiro, isso diminui o Custo Brasil. A gente precisa melhorar nossa estrutura”, afirmou o ministro.
Três veículos furtados na mesma noite
Com duração prevista de 10 meses, a obra tem o investimento de aproximadamente R$ 300 milhões do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. Entre os monitoramentos que serão feitos, a obra está integrada ao SiMCosta, um sistema que utiliza boias especiais para medir as correntes marítimas e monitorar o material dragado.
O volume a ser retirado é de 16 milhões de metros cúbicos de sedimentos do canal de acesso ao Porto. A primeira draga deve chegar nesta sexta-feira, 26, ao estado. A draga Pearl River, com capacidade para retirar 24 mil metros cúbicos por vez, deve iniciar sua operação na segunda-feira, 29. Logo em seguida, deve ser iniciado o trabalho da draga Kaishuu que tem capacidade para 16,5 mil metros cúbicos. Em janeiro, o trabalho pode ser reforçado com mais equipamentos.