Passado o Dia das Mães, a Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV) divulgou nesta segunda-feira que houve uma queda de 4% nas vendas em relação ao ano passado no Rio Grande do Sul. Da mesma forma, o volume de vendas parceladas no país caiu 5,50% segundo dados do SPC Brasil .
Como essa sempre foi a segunda maior data para o movimento do varejo, a projeção era que as vendas se igualassem aos R$ 400 milhões de 2016. Conforme o presidente da AGV, Vilson Noer a chuva e as temperaturas mais amenas foram os principais motivos para a queda.
“A maior parte das compras para o Dia das Mães costuma ser feita na sexta e sábado anteriores à data. No entanto, como grande parte do Estado registrou chuva nesses dias, as lojas de rua receberam menos clientes do que o esperado. Os shoppings, no entanto, tiveram desempenho positivo”, apontou.
Vendas parceladas
Pelo quarto ano seguido houve queda nas consultas para vendas a prazo na semana do Dia das Mães. De acordo com o indicador calculado pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), o volume de vendas parceladas na semana anterior ao último domingo (entre 7 e 13 de maio) caiu 5,50% em relação ao mesmo período que antecedeu a data comemorativa no ano passado.
Segundo o presidente da CNDL, Honório Pinheiro, o comércio vendeu menos a prazo, mas não significa que o brasileiro deixou de presentear. “Os consumidores estão mais preocupados em não comprometer o próprio orçamento com compras parceladas, por isso optaram por presentes mais baratos e geralmente pagos à vista”, explica. Uma pesquisa de intenção de compras para o Dia das Mães mostrou que sete em cada dez (73%) brasileiros iriam comprar presentes, mas 65% iriam pagar à vista, em dinheiro ou cartão de débito.