Técnicos vão atuar na reconstrução da infraestrutura e de moradias
Diante da calamidade pública que assola o Rio Grande do Sul, o CREA-RS abriu um credenciamento para mobilizar os profissionais ao trabalho voluntário de apoio técnico, com vistas à reconstrução da infraestrutura e de moradias nos municípios afetados pelas enchentes no Estado.
Este Credenciamento possibilitará que o voluntário atue nos municípios que tiveram decretado o Estado de Calamidade Pública.
Desde a abertura do cadastro, mais de 3 mil profissionais já se voluntariaram, mas este contingente ainda precisa ser aumentado, tendo em vista o número de casas, edificações, vias, estradas e obras de arte especiais que sofreram danos ou colapsaram nos mais de 400 municípios atingidos.
As ações serão realizadas em conjunto com as equipes técnicas de cada administração municipal, e vão contribuir para avaliar as reais condições das residências após os danos causados pela enchente, assim como orientar tanto os moradores como o poder municipal nas medidas necessárias.
SINIMBU – A primeira ação de vistoria técnica, intermediada pelo Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), ocorreu no sábado, dia 18 de maio, quando o CREA-RS, em conjunto com o Ibape-RS e a Seac, viabilizou a ida de 15 engenheiros para Sinimbu, uma das cidades mais afetadas pelas enchentes do Rio Pardinho. Na região, os voluntários realizaram 120 laudos técnicos de residências.
VENÂNCIO AIRES – No domingo, o grupo se deslocou até Venâncio Aires, município que também integra o grupo de cidades mais atingidas pelas enchentes, estimando em mais de 300 unidades habitacionais que necessitam de vistoria estrutural pós-desastre. A vistoria está prevista para os dias 25, 26 e 27 de maio.
Os municípios que necessitarem do serviço podem enviar um ofício para o e-mail: [email protected]